Quais são os Tipos de Marketing?

Com o intuito de conhecer mais a respeito dos tipos de marketing existentes, inicialmente, é preciso estar por dentro sobre a sua conceituação, bem como as características de suas modalidades e atuações. Muitas vezes confundido com propaganda ou publicidade ou até mesmo com vendas, o marketing tem sim propriedades que o diferenciam de demais nomenclaturas.

marketing

Tipos de Marketing

  • Marketing Direto;
  • Marketing Indireto;
  • Marketing Social;
  • Marketing de Resposta;
  • Marketing de Previsão;
  • Marketing de Criação de Necessidades.

Derivada do inglês “market”, que significa “mercado” em língua portuguesa, marketing é, em linhas gerais, um lugar de compra e de venda, entretanto, sua significação ultrapassa essas palavras. Trata-se de todo o procedimento que é responsável pela análise, identificação e previsão das necessidades de seu cliente, em favor de sua satisfação da melhor maneira possível.



É a partir desse ponto que a empresa obtém seus lucros, uma vez que, ao passo que o cliente deseja algo, o marketing executa um determinado produto, com imagem da marca logo vindo à tona na mente dos clientes. Desse modo, é algo bom tanto para empresa, quanto para os fregueses.

tipos de marketing

O marketing se divide em diferentes tipos e modalidades: o marketing direto que busca atingir rapidamente o consumidor, através do trabalho com ferramentas que atraem o público-alvo, atraindo novos fregueses e fidelizando os já existentes. Usam de propagandas nos diversos meios de comunicação como jornais, rádios, TV e internet, por exemplo.

+ Confira: Dicas para Criar uma Startup

Já o Marketing indireto coloca o produto, logotipo ou marca em uma novela, filme, ou jogo de futebol, por exemplo, de modo que não há como o consumidor descartar o anúncio desse produto. No Marketing social, a evidência é para a empresa que patrocina eventos, projetos ou causas sociais, por exemplo, a ideia é associar a marca a um intuito social positivo.

No caso do Marketing de resposta, responde-se às demandas do freguês com relação a certo produto ou serviço.  Já com o Marketing de previsão, há uma análise antecipada das necessidades futuras dos clientes. E com o Marketing de criação de necessidades, cria-se nos clientes uma necessidade que até então elas nem imaginavam que pudesse existir ou ter, nesse caso, há uma relação inversa de mando, pois, não é o mercado que comanda a empresa, mas a empresa que dirige a demanda do mercado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *