Quais são os Cargos Bancários e o que Eles fazem?

Muitos bancos oferecem planos de cargos e salários atraentes. Por isto, muitos procuram os cargos bancários.

Nos últimos anos, a maioria dos pequenos bancos foi incorporada pelas grandes redes. Com isto, restaram poucas opções no mercado para os clientes, mas, em compensação, tornou as instituições bancárias muito mais sólidas. Por isto, são muitos os que procuram obter cargos bancários, mesmo sem saber exatamente o que eles fazem, qual é a sua rotina.

Obter uma colocação em um banco é uma excelente maneira de iniciar (ou reiniciar) uma carreira. Em geral, a carreira começa com o cargo de escriturário, atualmente nomeado como técnico bancário. Nestes cargos, os empregados desenvolvem diversas atividades, como abertura de contas novas, venda de serviços (atendimento aos clientes, seguros, planos de investimentos, financiamentos, cartões de crédito, consórcios, planos de previdência, etc.), cadastro de clientes (pessoa física e jurídica), além de auxiliar nas atividades administrativas comuns a qualquer empresa: recursos humanos, contabilidade, controle de estoques, etc.



Os Tipos de Trabalho em Banco

trabalhar em banco

Na maioria dos casos, o técnico bancário atua no atendimento ao público, com a missão de contribuir de forma direta para a realização dos negócios, auxiliando a agência ou setor a atingir as metas prefixadas pela diretoria.

É importante entender a natureza da atividade bancária: bancos recebem depósitos em dinheiro e, por isto, podem oferecer financiamentos e empréstimos. Como qualquer empresa, os bancos visam à lucratividade e à eficiência.

Como Trabalhar em Banco?

Os bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, etc.) promovem concursos regularmente para preencher suas vagas. É preciso estar atento aos editais, para não perder os prazos de inscrições, as provas, etc.

As instituições bancárias privadas mantêm centros de recrutamento e seleção e as contratações são realizadas durante todo o ano. Na última fase do processo seletivo, os centros de treinamento acolhem os candidatos aos cargos bancários e apresentam as funções que eles desenvolverão. É comum, na profissão, o desenvolvimento de convenções e encontros para requalificação e para conhecimento de novos produtos e métodos de atendimento.

Em geral, os bancos exigem o ensino médio completo para seus quadros de pessoal. Alguns dão preferência a estudantes de carreiras específicas, como administração, contabilidade e economia. Conhecimentos de informática a facilidade de cálculo também são bem-vindas na seleção.

bancos no Brasil

Cargos Bancários e Mercado de Trabalho

Os técnicos bancários podem desenvolver atividades mais complexas, à medida que demonstram qualidades – facilidade de relacionamento, capacidade de persuasão, e ganham a confiança de seus superiores.

Eles podem ser promovidos para caixas ou participar em áreas específicas, como finanças, serviços eletrônicos, novos negócios, atendimento específico a pessoas jurídicas e gerenciamento de agências e setores.

Bancários em início de carreira, de acordo com os acordos sindicais em vigor, têm jornada de 30 horas semanais, que deve ser cumprida de segunda a sexta-feira. Muitos bancos acrescentam duas horas diárias à jornada, remunerando o excedente na forma de horas extras.

Com o avanço da carreira, diversos cargos passam a trabalhar 40 horas semanais. Isto é válido especialmente para quem ocupa cargos bancários de confiança (isto varia de banco para banco, mas em geral são os cargos de chefia, gerência, supervisão e fiscalização).


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *