Quais Faculdades Aceitam o FIES e PROUNI?

Com uma série de incentivos e programas do governo brasileiro em favor da democratização do acesso ao ensino superior, só não frequenta alguma universidade quem não quer no Brasil. De um modo geral, todas as faculdades ou universidades têm sido parceiras dos programas FIES – Fundo de Financiamento Estudantil e do PROUNI – o Programa Universidade para Todos.

Os jovens têm cada vez mais clareza com relação à decisão dos cursos a serem escolhidos, bem como a instituição de ensino superior escolhida, e isso tudo fica mais fácil não somente com a iminência da prova do ENEM, mas com a disponibilidade de financiamento estudantil oferecido aos candidatos para que possam cursar essas faculdades, sem se preocuparem, inicialmente, com sua estabilidade monetária.

fies e sisu



Todas Faculdades Aceitam FIES e PROUNI?

No caso de já haver escolhido a profissão a ser levada para o resto da vida, o segundo passo é escolher qual a faculdade cursar e fazer a inscrição para o processo seletivo do vestibular de lá. Há, ainda duas opções importantes para quem pretende fazer ou já fez a prova do ENEM, trata-se da possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos em alguma universidade federal ou estadual por meio do ProUni ou de pleitear uma vaga numa faculdade particular através do FIES.

Mas o que são mesmo esses programas? Como eles funcionam de fato? Ao passo que o PROUNI – o Programa Universidade para Todos, é proveniente governo federal brasileiro e é destinado para os estudantes do ensino médio que tenham uma renda financeira considerada baixa, oferecendo bolsas de estudo que cobrem desde a metade à totalidade dos gastos dos cursos nas faculdades particulares em todo território brasileiro.

O programa existe desde os anos de 2004 e 2005 e já mudou a vida de mais de um milhão de jovens de baixa renda, dando a eles a possibilidade de ingressarem em ótimas universidades particulares.

FIES 2016faculdade gratis

No caso do Fies, o programa também advém do governo federal, pois, seu propósito é o de financiar a entrada de um aluno de baixa renda financeira em uma universidade particular.

O financiamento estudantil consiste, preferencialmente, na cobertura de todo curso, de modo que mensalmente no decorrer das aulas é o governo quem arcará com essas despesas para com a faculdade e, no término dele, é o beneficiado que pagará ao governo as parcelas de sua dívida. Criado em 1999, o Fies também já beneficiou quase um milhão de jovens, contando com a parceria do Banco do Brasil e da Caixa Econômica que são os bancos financiadores diretos do sistema do Fies.

Depois de escolher entre as duas modalidades, levando em consideração à que mais se adapta as suas necessidades, basta acessar o portal virtual do Fies, já que grande parte das universidades particulares brasileiras o aceita, o site do Fieshttp://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html  e visualizar as instituições de ensino superior aceitam o programa, nesse grupo você encontrará a Universidade Mackenzie em São Paulo, a PUC do Paraná e a Universidade Católica de Salvador, por exemplo.

PROUNI 2016

Já no caso do PROUNI, destacam-se em seu grupo de universidades adeptas: a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, a Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina e  a Universidade Católica de Brasília no Distrito Federal, por exemplo; para conhecer as demais, é só acessar o site do Prounihttp://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Quais Faculdades Aceitam o FIES e PROUNI?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *