PROUNI 2016 Como se Inscrever – Passo a Passo

Instituído no ano de 2004 pelo Governo Federal, o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) promove a inclusão de alunos que estudaram em escolas públicas (ou particulares, com concessão de bolsa de estudo) em instituições de ensino superior privadas. Os descontos aos beneficiários podem chegar aos 100%, dependendo a opção do candidato no ato da inscrição.

As inscrições para o PROUNI 2016 devem ser realizadas pelo sistema unificado do MEC, apenas por alunos que realizaram o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – do ano anterior. Veja nosso passo a passo detalhado e participe do processo seletivo.

Como se Inscrever no PROUNI 2016

Acesse o sistema do PROUNI através do site prounialuno.mec.gov.br. É necessário inserir o número da inscrição e a senha cadastrados no ENEM 2014. Candidatos que não lembrarem a senha podem recuperá-la pelo próprio site do ENEM.



Faça o login para acessar o sistema.

prouni 2015

Já logado, o candidato deve confirmar os dados cadastrados previamente no momento da inscrição do ENEM 2014. Se os dados do candidato estiverem corretos, basta dar ok. Caso contrário, é preciso atualizar os erros e confirmar as edições.

Lembre-se de reler o questionário e marcar a opção no final da página, afirmando que está de acordo com as informações. Salve e prossiga com o processo.

ficha de inscrição prouni

Nesta etapa, o candidato deve responder à algumas questões propostas pelo MEC, dentre elas a raça, se possui deficiências, nome da escola que cursou o Ensino Médio, se está matriculado em algum curso superior da rede pública gratuita ou se possui matrícula trancada. Clique em Salvar e prossiga.

prouni 2015 como se inscreve

Em seguida, deverão ser inseridos os dados do chamado “Grupo Familiar”, que correspondem às rendas de todos os membros de sua família. Ao finalizar, o sistema calcula e informa, automaticamente, o valor da renda familiar por pessoa. Candidatos que moram e se sustentam sozinhos devem informar apenas a sua renda. Salve e continue.

Dica: vale a atenção em informar os dados corretamente. Lembre-se de que todos os dados deverão ser comprovados, caso seja selecionado!

prouni 2015 cadastro

Agora o candidato irá escolher suas opções de curso, que são 2. O candidato pode escolher qualquer curso, que seja oferecido em qualquer cidade do país. Digite o nome da opção deseja e pesquise quais as instituições o disponibilizam.

inscrição prouni

Veja abaixo nosso exemplo, utilizando as carreiras de Administração, Pedagogia e Direito. Para filtrar a pesquisa, é possível selecionar o turno, a porcentagem de bolsa (parcial ou integral) e a instituição desejadas.

prouni como se inscrever

Como as bolsas são cedidas baseando-se nas notas de corte, os candidatos devem acompanhar – diariamente – o sistema. Afinal, conforme o número de inscritos aumenta, a note de corte pode, consequentemente, aumentar.

Os candidatos podem alterar as opções de curso, obedecendo as datas divulgadas pelo MEC!

prouni inscrição

Uma vez aprovado, é preciso se dirigir à instituição de ensino e apresentar os documentos solicitados. Não há com o que se preocupar, pois a universidade entra em contato via e-mail com todos os candidatos beneficiados pelo programa.
Para informações adicionais, cronogramas e demais dúvidas, acesse www.sitedoprouni.com.br


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *