PRONATEC Inscrição – Cursos Técnicos e Profissionalizantes

O PRONATEC é um programa federal que distribui bolsas para cursos profissionalizantes. Veja como fazer a inscrição.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – foi criado em 2011 pelo governo federal, visando ampliar as oportunidades em cursos para jovens e adultos egressos de escola pública, empregados de órgãos públicos e privados (com carteira de trabalho assinada) e beneficiários de programas de transferência de renda. A inscrição é bastante simples: basta acessar o site http://pronatec.mec.gov.br, pesquisar as vagas existentes na cidade ou região, informar a escolaridade e o tipo de curso pretendido (escolas particulares conveniadas, da rede federal – são 350 unidades em todos os Estados do país –, estadual e das empresas do sistema “S” – SENAC, SENAR, SENAI e SENAT).

PRONATEC Inscrição

pronatec



O internauta é redirecionado para a página de inscrição do curso desejado, em que deve registrar o CPF, data de nascimento, e-mail, telefone e novamente a escolaridade. No mesmo site, é possível reimprimir o protocolo de inscrição e inscrever-se para receber notificações de novas vagas.

Muitos dos cursos ofertados podem ser cursados na modalidade semipresencial, com frequência nas salas de aula apenas uma vez por semana; as demais atividades (aulas, palestras, plantões de dúvidas, etc.) são realizadas em ambiente virtual, pela internet.

O Ministério da Educação, responsável pela administração do PRONATEC, já recebeu mais de seis milhões de inscrições (1,7 milhão concorre a vagas do ensino técnico, de nível médio; um milhão delas é beneficiário do programa Bolsa Família; os demais candidatos pretendem conquistar vagas em cursos de qualificação profissional de curta duração). O investimento do governo federal já ultrapassa os 14 bilhões de reais.

cursos tecnicos gratuitos

Onde Fazer Cursos PRONATEC Gratuitos

As bolsas do PRONATEC estão espalhadas por mais de quatro mil municípios brasileiros.  As candidatas (do sexo feminino) são maioria e o número de jovens entre 16 e 24 anos e negros vem aumentando. Muitos micro e pequenos empreendedores também têm feito sua inscrição, para melhorar a capacidade de gestão de seus negócios.

Candidatos que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Exame Médio) podem se candidatar diretamente aos cursos profissionalizantes de nível médio, através do SISUTEC- Sistema de Seleção Unificada da Educação Tecnológica. No primeiro semestre de 2014, mais de um milhão de estudantes se inscreveram para disputar as quase 300 mil vagas oferecidas pelo sistema.

Todos os cursos são gratuitos. O PRONATEC seleciona candidatos que já concluíram ou estão cursando o ensino médio (com duração mínima de um ano) e também para programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, que são cursos de apenas de dois meses. Para conhecer a relação completa dos cursos oferecidos, basta acessar o site http://pronatec.mec.gov.br: é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos; as opções estão agrupadas em seus respectivos eixos tecnológicos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “PRONATEC Inscrição – Cursos Técnicos e Profissionalizantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *