Programa SENAC de Gratuidade (PSG)

Desde sua fundação, o SENAC é o principal formador de pessoal para o comércio e turismo. Conheça o Programa SENAC de Gratuidade.

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – foi fundado em 1946, para atender às demandas da crescente urbanização do país. Está presente em todas as unidades da federação (são mais de três mil municípios atendidos pelas escolas, unidades móveis e empresas pedagógicas, como restaurantes e salões de beleza). Sempre orientado pela necessidade de inclusão social, o serviço mantém um programas de bolsas de estudos: é o Programa SENAC de Gratuidade (PSG).



Programa SENAC de Gratuidade

O PSG foi criado em 2009, por meio de acordo firmado com o governo federal, através dos Ministérios da Educação e do Trabalho. O objetivo é oferecer educação gratuita e de qualidade para a população brasileira de baixa renda. A partir do acordo, o SENAC se comprometeu a utilizar parte dos recursos da contribuição compulsória paga pelos comerciários na alocação de vagas sem custo nos cursos de educação inicial e continuada (voltados para a formação profissional) e de educação técnica (de nível médio). No ano de implantação do PSG, foram destinados 20% do total arrecadado. Para 2014, está previsto o percentual de 66,67%.

O SENAC de cada Estado tem autonomia para criar os cursos; assim, é conveniente acompanhar pelo site a abertura de vagas, cronograma de inscrição, conteúdo programático, etc. Ao Departamento Nacional da entidade, cabe acompanhar, estabelecer regras de acompanhamento e avaliar os resultados obtidos, através dos Departamentos Regionais e Núcleos de Desenvolvimento Corporativo.

senac psg

Como Participar do PSG SENAC?

O Programa SENAC de Gratuidade é destinado a estudantes provenientes de famílias com renda salarial mensal per capita de até dois salários mínimos nacionais. A condição de baixa renda deve ser auto atestada pelo próprio aluno, no momento da inscrição no PSG.

As inscrições devem ser feita com antecedência mínima de 20 dias do início das aulas, previsto nos editais publicados pelos Departamentos Regionais. Os interessados podem escolher dois cursos, para aumentar suas probabilidades de matrícula.

Além da renda per capita, são os seguintes os critérios de desempate: estar matriculado na educação básica pública (ou na condição de bolsista integral), ser egresso da educação básica, estar desempregado, ser trabalhador com registro em carteira, o número de pessoas no grupo familiar, ser portador de deficiência e ser egresso do Programa de Aprendizagem do SENAC. Para cada critério, é atribuído um peso diferente. Em caso de empate, são consideradas a idade (os inscritos mais velhos têm prioridade) e a ordem de inscrição.

A efetivação da matrícula deve ser feita na unidade do SENAC indicada no momento da inscrição, que pode exigir outros documentos, como histórico escolar, certificado de conclusão e outros pré-requisitos (informados previamente no site www.senac.br, juntamente com a relação dos cursos). A segunda opção só pode ser preenchida se houver excesso de vagas e o aluno não tiver sido selecionado para a primeira opção.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *