Profissões para Quem Gosta de Viajar

Viajar é uma atividade prazerosa que enriquece a bagagem cultural de qualquer pessoa. Nem todos, porém, podem viajar tanto quanto gostariam: a maioria passa várias horas diárias em escritórios, consultórios ou salas de aula. Mas existem profissões em que é possível o gosto pelas viagens com a vida profissional.

É possível fazer turismo também na própria cidade em que mora. Agências de turismo, hotéis, órgãos públicos e empresas de transporte contratam guias para ciceronear visitantes. É uma oportunidade para conhecer locais desconhecidos até para os nascidos no local, e com uma vantagem: ganhando dinheiro para passear.

Profissões para Quem Gosta de Viajar



Profissões para Quem Gosta de Viajar

Caminhoneiros, guias de viagens e comissários de bordo (em aviões e algumas linhas de trens e ônibus) são profissões que exigem disponibilidade. Engana-se quem pensa que um caminhoneiro ganha mal: basta ter dedicação e bom tino para negócios. Quem dirige um caminhão está sempre se deparando com novas paisagens e, no caso dos autônomos, é importante não se fixar a apenas uma empresa transportadora, para garantir bons ganhos mensais.

Já os guias e comissários ficam presos a um único roteiro, dividindo a vida entre duas cidades. Isto, no entanto, nada tem de monótono. Sempre surgem novos pontos a serem visitados e o contato com diversos segmentos – crianças, jovens, adultos e idosos – torna estas profissões atraentes, com situações inéditas de tempos em tempos.

Geólogos, geógrafos, antropólogos e arqueólogos também precisam deslocar-se constantemente. Apesar de a maioria dos geógrafos dedicar-se à docência, muitos trabalham verificando locais para identificar sua biodiversidade, características físicas e mesmo o grau de degradação de determinado ambiente.

Já os geólogos e arqueólogos podem fixar-se num único sítio de estudo ou viajar por diversos pontos do globo. O Brasil conhece muito pouco sobre suas civilizações nativas e, por isto, os antropólogos têm muita a estudar sobre nossos índios. Podem, ainda, pesquisar a evolução do homem em todos os recantos do planeta.

Engenheiros de produção e de campo também trabalham “passeando”. Eles se especializam em produção agropecuária ou exploração mineral, identificando locais de produção e extração com viabilidade econômica. É o caso dos profissionais que estabelecem novas fronteiras agrícolas no Centro-Oeste e Norte brasileiros, ou dos que trabalham na prospecção do petróleo no pré-sal, entre o litoral de São Paulo e Espírito Santo.

Auditores trabalhistas e da Receita Federal precisam visitar diversas cidades no próprio Estado ou por todo o país, verificando o cumprimento da CLT (no caso dos trabalhistas, inclusive visitando locais em que se eventualmente se praticam condições degradantes) e a legalidade de empresas.

Profissões para Quem Gosta de Viajar

Ganhar Dinheiro com Turismo

Por falar em viagens, não se pode esquecer o tecnólogo em turismo, carreira universitária cujos profissionais dedicam-se a descobrir, analisar e estudar locais com interesse potencial para visitantes.

As diversas profissões relacionadas a esta área podem ser iniciadas ainda no nível médio, já que o Ministério da Educação estabelece um eixo tecnológico específico: turismo, hospitalidade e lazer, com cursos de agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia, hospedagem, lazer e serviços de restaurante e bar. Mesmo trabalhando num local fixos, estas carreiras proporcionam verdadeiras “viagens” a quem se dedica a elas: público e organização diferentes praticamente a cada dia.

Oportunidades de Emprego em Cruzeiros

Cruzeiros estão sempre contratando pessoal qualificado para suas viagens. É preciso dominar ao menos uma língua estrangeira (principalmente inglês e espanhol) para candidatar-se a uma vaga de barman, garçom, camareiro, cozinheiro, recepcionista, músico, etc.

As operadoras, como a Costa, Royal Caribbean e Infinity Brazil, têm investido no país, em função do aumento da renda salarial dos brasileiros. Trabalhando num navio, dorme-se num porto e acorda-se em outro. Os salários podem chegar a R$ 4.000, sem contar as gorjetas.

+ Confira: Trabalhar em Cruzeiros – Vagas e Informações

Profissões para Quem Gosta de Viajar

+ Leia também:

Trabalho voluntário

Os trabalhadores “sedentários”, nas férias, os aposentados, estudantes e os que não precisam preocupar com a questão financeira podem se dedicar a atividades voluntárias, doando alguns dias de sua vida para instituições não governamentais.

O Greenpeace, dedicado à preservação ambiental, e a instituição Médicos sem Fronteiras, voltada para o atendimento de saúde nos países em guerra ou em situações de emergência, são exemplos de organizações que aceitam o trabalho de voluntários. Um dentista pode tratar as cáries em locais tão díspares como o Sudão ou o Camboja, enquanto qualquer um pode tentar impedir a caça de baleias no oceano Pacífico.

Quem gosta de viajar tem inúmeras oportunidades, seja qual for o nível de escolaridade. Basta pesquisar e qualificar-se. O profissional que faz o que gosta sempre se destaca no mundo profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *