Profissões para quem é Introvertido e Tímido

Cada pessoa tem suas características. Quem é introvertido deve procurar profissões que exijam capacidade de concentração. Nesse artigo vamos conhecer algumas profissões que não há necessidade de interagir com pessoas.

Felizmente, não existem duas pessoas iguais no planeta. Cada um tem seus sonhos, necessidades e medos. Uma pessoa extrovertida pode se dar bem, por exemplo, na área de vendas, que exige capacidade de inter-relacionamento e de convencimento. Um introvertido deve passar longe destas vagas e tentar encontrar profissões que requeiram observação e pesquisa.

O introvertido dificilmente conseguirá ser a estrela de uma reunião, mas seus apontamentos podem ser a chave da solução. Pessoas tímidas falam menos, mas geralmente ouvem e observam mais, podendo traçar um panorama mais amplo da situação que está sendo analisada. Não é necessário ficar com medo de fracassar na carreira, já que ninguém tem todas as qualificações necessárias.



Profissões para quem é Introvertido e Tímido

É importante, no entanto, vencer a introversão em algumas situações. Na entrevista de emprego, por exemplo. É preciso demonstrar as habilidades, o interesse pela empresa, o desejo de progredir (os extrovertidos, ao contrário, precisam controlar a língua, para não cansar o recrutador).

Nas ocasiões em que é necessário demonstrar seus pontos de vista, um introvertido pode procurar diálogos com poucas pessoas, para não precisar se expor na frente de um grande grupo. Encontrar um parceiro que consiga prender as atenções em reuniões e palestras também ajuda muito. Os dois colegas podem ser complementares.

Auditoria

Em auditoria, conversas amenas e paralelas são desnecessárias. O introvertido se sente bem em discussões basicamente técnicas. Sendo um bom profissional, saberá interpretar tabelas e cálculos para clientes e supervisores sem necessidade de ser um bom orador.

zuckerberg programando

Programação

A vida dos profissionais de muitas áreas acontece em um “universo paralelo”, o mundo digital. As atividades são desenvolvidas quase sempre isoladamente e, quando dois programadores de unem em um projeto, é para discutir algoritmos e detalhes de linguagem Java.

Perícia criminal

Apesar de ser um trabalho em equipe, cada profissional atua isoladamente nas investigações, colhendo provas físicas no local do crime, vasculhando computadores em busca de informações que possam ajudar na elucidação do caso, realizando análises laboratoriais sobre material biológico recolhido. É necessário prestar um concurso público

Literatura

Os escritores, mesmo quando muito populares, talvez sejam os profissionais mais solitários do mundo. Eles precisam criar a trama, encontrar os traços psicológicos dos personagens, desenvolver uma história que prenda a atenção do leitor. Nada melhor que um introvertido com interesses em leitura pode fazer ao menos uma tentativa.

Escrivão de Polícia

Ele anota depoimentos de vítimas e suspeitos nos distritos policiais, um trabalho silencioso. No entanto, a principal característica da profissão, indicada como bastante comum entre os introvertidos, é saber analisar e observar, especialmente para encontrar o que não foi dito pelos envolvidos na ocorrência. O escrivão quase não fala, mas anota os diálogos das investigações e faz seus próprios apontamentos.

trabalhar com animais

Cuidado com animais

Nada melhor para um introvertido do que passar o dia com companheiros que não falam. Podem latir ou miar, mas não há diálogos no dia profissional. Os empregos podem ser encontrados em pet shops ou diretamente com os donos que não querem se preocupar com passeios e visitas ao veterinário. Mesmo assim, estas conversas podem ser bem sintéticas.

Astronomia

É preciso cursar um bacharelado em Física e pós-graduação stricto sensu em Astrofísica. No entanto, na maior parte do tempo, este profissional está observando a atmosfera terrestre e o espaço. Pode ser uma boa opção para um introvertido que quer se superar. Com a experiência, ele pode se tornar um professor ou conferencista.

trabalhar com edição

Edição de vídeos

Nas ilhas de edição do cinema e da televisão, o diretor explica o que quer, o diretor de fotografia chama a atenção para alguns aspectos da iluminação e, em seguida, o editor de vídeos cortando e fundindo as imagens que aparecerão nas telinhas e telonas. Quem diria, até no show business há espaço para quem é introvertido.

Existem muitas outras opções para tímidos de todos os níveis de escolaridade: arquivo, registros médicos, telemarketing virtual, geociências, pesquisa nas mais diversas áreas acadêmicas. Ser introvertido não impede em nada o êxito na carreira profissional.

profissões para introvertidos


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *