Profissões em Alta e Carreiras Promissoras

Quem é que não quer escolher uma carreira profissional e ser bem sucedido ao longo da mesma? Ter uma boa profissão e estar bem colocado no mercado de trabalho é uma tarefa árdua e que deve ser conquistada aos poucos, ou seja, a longo prazo e de forma natural. Por isso, realizar uma boa graduação ou um fazer um curso profissionalizante em uma boa instituição pode lhe capacitar e fazer com que você no futuro possa conseguir um ótimo salário em um excelente cargo. Nesse artigo falaremos exatamente disso, e abordaremos um pouco a questão das profissões que estão em alta no atual mercado de trabalho.

Carreiras Promissoras

Carreiras Promissoras

Atualmente, algumas profissões que antes eram desconhecidas, hoje, surgem como grandes oportunidades profissionais, sobretudo para os jovens que estão mais ligados nas questões tecnológicas. Sendo assim, para estes que buscam adentrar no mercado de trabalho, essa talvez seja uma ótima forma de conseguir com mais facilidade.



É importante que os jovens se atentem sempre a cursos, especializações, palestras, estágios, enfim, tudo que possa lhe proporcionar ganho de conhecimentos e que vá lhe acrescentar para uma carreira promissora.

Já falamos no site Cursos Gratuitos sobre as profissões em alta no mercado de trabalho, lá destacamos as áreas de tecnologia, agronegócio e meio ambiente, qualidade de vida, educação e entretenimento. Dentro de cada um desses setores, existem dezenas, quiçá centenas de cargos e profissões carentes de mão de obra qualificada.

Também já abordamos a temática “profissões do futuro“, onde demos diversas dicas de carreiras promissoras, e citamos oportunidades a médio prazo que surgirão junto com os eventos esportivos que acontecerão no país a partir de 2014.

Nesse ano de 2013, ainda com as crises da Europa que acabam afetando economicamente o mundo inteiro, devido à cadeia de parcerias feitas, bem como as altas taxas de juros e inflações, contudo, ainda sim existem setores que estão buscando profissionais com mão de obra qualificada, sendo que desses setores, podemos mencionar os seguintes:

  • Profissionais da tecnologia da informação (TI);
  • Profissionais da engenharia;
  • Profissionais de Biotecnologia;
  • Profissionais de Logística e Infraestrutura;
  • Profissionais que trabalham com petróleo e gás;
  • Profissionais ligados a área de matemática e estatística;
  • Profissionais de hotelaria e construção civil;
  • Profissionais de marketing digital.

A seguir, nós detalharemos um pouco mais sobre os motivos que essas áreas ganham destaque profissional em meio às crises financeiras, por exemplo.

Profissões em Alta

No caso dos profissionais da tecnologia da informação, cada vez mais as empresas e as pessoas físicas estão utilizando das tecnologias, da informática, softwares, mídias, de maneira geral. Por isso, são necessários profissionais que possam solucionar as diversas dúvidas que venham a surgir. Assim, o número de vagas para profissionais de TI só tendem a crescer.

Com relação aos profissionais da engenharia, hoje, o que está muito em vidência são os eventos esportivos, tanto a Copa do Mundo de Futebol no ano de 2014, quanto as Olimpíadas no ano de 2016 que serão sediadas aqui no Brasil e Rio de Janeiro respectivamente. Com isso e com alguns planos do governo (como o PRONATEC Copa), o setor de infraestrutura na engenharia ganhou destaque, precisando de bastante mão de obra qualificada para preenchimento de oportunidades.

O setor de energia, mais exatamente o de petróleo e gás, também precisará de profissionais, pois é uma das áreas que mais se expande nos últimos anos no país; o mercado de trabalho nesse setor está aquecido, faltam profissionais qualificados, e não existe previsão para uma redução de trabalho na área, portanto novas vagas de emprego irão surgir ao longo dos próximos anos.

Matemáticos e físicos também fazem parte das profissões em alta, pois são esses profissionais que visualizam os riscos das aplicações, fazem relatórios, e análises de risco. Sendo assim, tanto o analista de risco, quanto o analista de crédito serão profissionais muito procurados nesse ano e nos próximos que virão.

Profissões do Futuro

Profissões do Futuro

Mudando um pouco o foco das profissionais e trazendo-o mais para os jovens, eis uma profissão que está em alta e cresce a cada dia mais, devido as tendências mercadológicas que são aquelas pessoas que analisam e monitoram as redes sociais.

Confira: Profissões do Futuro

Esse setor de marketing digital vem crescendo em grande escala. Primeiro ao grande mercado de acesso a internet que temos no Brasil, onde já somos o 2º país com maior número de pessoas conectadas por mais tempo na rede. Devido a esses dados significantes, as empresas já estão investindo pesado nos setores de e-commerce e análise de redes sociais, uma enorme oportunidade das empresas lucrarem ainda mais.

O mercado já está aquecido em diversas áreas como engenharia, tradução, turismo, tecnologia, eventos e saúde. Outra área que deve crescer ainda mais nos próximos anos é a do serviço de atendimento ao consumidor, fundamental para manter um elo entre a empresa e o cliente. Entre os mercados mais promissores está o da tecnologia da informação e o agronegócio (1/4 da riqueza do país). Estudo feito pela FIRJAN RJ, mostra que profissionais formados em carreiras diretamente ligadas à construção civil também serão bastante requisitados.

Assim, você ficou sabendo de algumas das profissões que estão mais em alta e que podem oferecer carreiras promissoras, porém, lembre-se, nenhuma tendência lhe fará bem maior do que escolher a profissão que deseja exercer por boa parte de sua vida, afinal de contas, você precisa gostar ou amar o que faz.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

6 comentários em “Profissões em Alta e Carreiras Promissoras

  1. Boa noite a todos; meu nome é Diva,trabalho atualmente como cuidadora de idosos.Tenho experiencia como corretora de planos de saude e também já trabalhei em imobiliaria como corretora e captadora de imoveis,vendia com o creci da empresa.Gostaria imensamente de ter o meu proprio por isso gostaria de realizar esse meu sonho de muitos anos,o problema é:não ter tempo de frenguentar aulas todos os dias e também oir não ter dinheiro no momento.agradeço a atenção de todos aguardando por uma resposta breve e possitiva.sem mais pelo momento diva

  2. Quero muito poder fazer uns dos cursos,mas não consigo me escreve.Tenho 37anos queria muito me profissionalizar em outras areas.me enterecei pelo curso de setor de marketing digital.Muito obrigado pela atenção,aguardo resposta,como posso fazer o curso.Glaucia

  3. Quero muito fazer alguns cursos mas não consigo me increver me interessei por inglês, informática, algum técnico na área petroleo.aguardo resposta agradeço a atenção

  4. Quais as opções de curso profissionalizante para Idosos, acima de 50 anos até 65 anos (NÃO APOSENTADOS), com nível secundário completo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *