Profissionais em Falta no Mercado de Trabalho

Os departamentos de RH sofrem na contratação porque, em algumas áreas, há profissionais em falta no mercado de trabalho.

Há vagas, faltam candidatos. Com o aquecimento da economia, a necessidade de melhor qualificação para o preenchimento de determinadas vagas, muitas empresas estão enfrentando problemas para compor seu quadro de pessoal. Em diversas áreas, profissionais estão em falta no mercado de trabalho. Não há pessoas capacitadas para exercer diversas funções.

Um destes cargos é o de analista contábil. No tempo da hiperinflação – que era comum há menos de 20 anos – o trabalho resumia-se ao cumprimento de tarefas burocráticas. A inflação anual estabilizou-se em um dígito, em torno de 6% (para os mais jovens, a inflação de 1992 ultrapassou os 1.100%) e as diversas áreas das empresas ficaram mais complexas.



A contabilidade tornou-se estratégica para garantir a competitividade de produtos e serviços no mercado. No entanto, os estudantes perderam o interesse pelo curso de Ciências Contábeis, já que a profissão permaneceu, por muitos anos, meramente operacional.

Profissionais em Falta no Mercado de Trabalho

Falta Profissionais Qualificados no Mercado de Trabalho

Os supervisores de produção são outro exemplo de profissionais em falta. Eles precisam coordenar as diversas atividades da cadeia produtiva, da compra de matéria prima à distribuição dos produtos finais à rede de distribuição e revenda. Além de todos os aspectos técnicos, é preciso gerir também a mão de obra.

Como a formação universitária está cada vez mais especializada, é cada vez mais raro encontrar profissionais com este perfil.

As secretárias são outro exemplo. As que já têm certa idade estão bem colocadas no mercado e não têm interesse em mudar de emprego. Por outro lado, as mulheres mais jovens perderam o interesse pela profissão, uma das mais cobiçadas pelo sexo feminino até os anos 1980.

À medida que crescem, as empresas sentem necessidade de profissionais especializadas, para organizar agendas e reuniões cada vez mais complexas.

Cursos Online para se Qualificar para o Mercado

Uma excelente forma de se qualificar para o mercado de trabalho de forma rápida, é através dos cursos online com certificado. Esses cursos “turbinam” currículos e podem ser diferenciais na hora da entrevista de emprego. Confira a relação de cursos acessando: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-com-certificado

A área de petróleo e gás exige formação muito específica, tanto para a área operacional, quanto para o gerenciamento. A extração petrolífera vem crescendo ano a ano, mas a formação de técnicos, tecnólogos e bacharéis não tem acompanhado o ritmo. Um exemplo: São Paulo, que ocupa a décima posição entre os dez Estados produtores de petróleo do país, pode subir para a segunda posição até 2020. Mesmo assim, são poucos os cursos em todos os níveis.

Mercado de Trabalho

A logística é mais uma área carente de profissionais qualificados. O mercado está aquecido e o consumo se amplia a cada dia. Por isto, as empresas precisam desenvolver estratégias para fazer chegar seus produtos e serviços ao consumidor de forma ágil, sem onerar os preços. Já existem diversos cursos tecnológicos, mas os formados entram no mercado com pouca experiência.

Ao lado da logística, o setor de compras também tem problemas para encontrar profissionais que consigam obter condições vantajosas na aquisição de matéria prima e insumos. Estes dois profissionais precisam ter um caráter agressivo e, ao mesmo tempo, boa capacidade de estabelecer relacionamentos pessoais adequados.

Muitas outras áreas enfrentam problemas na composição de seu quadro de pessoal. Em várias delas, a falta de candidatos com inglês ou espanhol fluente também é um obstáculo. Com o aumento das exportações, o segundo idioma é muito importante para as relações com clientes e fornecedores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *