Profissão Carteiro – Trabalho, Concurso, Funções e Salário

É o profissional que entrega as correspondências. O carteiro passa o dia de porta e porta, levando as cartas.

É um profissional bastante específico: o carteiro é o funcionário público contratado pela ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – através de concurso federal, para levar cartas, contas e outros documentos. Mesmo em tempos de conexão total, com e-mails sendo transmitidos em tempo real, o trabalho continua sendo fundamental.

O termo carteiro também é utilizado para designar os courriers, empregados contratados por empresas particulares de encomendas expressas, como linhas aéreas e transportadoras – quase sempre, é necessário ter a carteira nacional de habilitação.



Profissão Carteiro

carteiro dos correios

Os funcionários da ECT, no entanto, são os responsáveis por separar as correspondências por distritos, bairros e ruas. Cada um deles é responsável por um CEP – Código de Endereçamento Postal. Eles se responsabilizam também por identificar endereços errados e, neste caso, devolver as entregas para os remetentes.

Parece uma tarefa simples, mas exige um grande trabalho de logística. O carteiro inicia seu dia de trabalho em um centro de distribuição domiciliar, onde é realizada a triagem do material. Com tudo separado, as cartas vão para a mochila e entregues a cada um dos destinatários. É preciso agilidade, para que tudo chegue no menor prazo possível.

Tudo isto com ruas esburacadas, cachorros agressivos, portas fechadas. Não há “tempo ruim” para os carteiros, que entregam, em todos os municípios brasileiros, 36 milhões de objetos a cada dia. Sem isto, o país não se comunicaria e as contas não chegariam: seria um caos total. Serviços de correios existem desde a Grécia antiga.

profissão carteiro

Como ser um Carteiro

Os carteiros precisam se submeter a um concurso público. Os editais são publicados no site da ECT – www.correios.com.br. O próximo concurso, de acordo com a assessoria de imprensa a empresa, está previsto para novembro de 2014. Serão abertas mais de seis mil vagas, para pessoas com nível fundamental e médio de ensino.

Os Correios também abrem vagas para jovens aprendizes, rapazes e moças de 14 e 15 anos. Os contratos são por tempo determinado, até os 18 anos, e é necessário estar cursando o ensino médio para participar da seleção.

Além da escolaridade, para ser um carteiro é necessário também ter bom condicionamento físico e suportar as variações climáticas. Os carteiros andam em média 20 km/dia sob calor, frio ou chuva. Senso de responsabilidade, organização, dinamismo, boa capacidade de se relacionar com as pessoas, persistência e carisma também são pontos importantes para o desempenho profissional.

O trabalho de um carteiro é realizado geralmente a pé, com exceção das encomendas expressas, encaminhadas pelo SEDEX com motoboys e veículos utilitários. Mercadorias, informações e negócios são enviados em larga escala atualmente – e este fato determina a necessidade cada vez maior da atuação destes profissionais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *