Profissão Arquiteto: Cursos, Carreira e Mercado de Trabalho

Com o propósito de formar profissionais arquitetos e urbanistas, devidamente capacitados para a criação, o desenho, o projeto e o acompanhamento de construções de vários tipos de edificações; o curso superior de Arquitetura agrupa pessoas com potencial criativo aguçado e direcionado para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da população, de sua casa e do estilo de vida que se leva nas cidades.

O profissional arquiteto ou urbanista é aquele mesmo que cursou Arquitetura e Urbanismo e que está apto para o planejamento de todo o contexto urbano dado para uma construção, levando em consideração as possibilidades externas e internas circundantes a seu projeto, sempre visando o melhor modo de aproveitamento de todo o espaço e das vantagens trazidas pelo terreno para a maximização de sua integração com a área da cidade em que o prédio se erguerá; ademais de pensar em uma construção ecologicamente aceitável e sustentável em favor do aproveitamento da luz natural do sol, da ventilação, dos métodos de preservação da área verde, entre outras possibilidades.

Profissão de Arquiteto

arquiteto



O curso de Arquitetura e Urbanismo oferece disciplinas diversificadas, já que sua grade curricular abrange matérias que vão desde as técnicas de desenho do ponto de vista artístico e do ponto de vista técnico, até o aprendizado de cálculos de matemática e do estudo de estruturas. Desse modo, além de poder projetar prédios e estruturas novas, o arquiteto e urbanista terá livre atuação no trabalho de reforma de construções já existentes e em construções históricas, em prol da conservação e da manutenção do patrimônio histórico das cidades.

Faculdade de Arquitetura

Para quem quer se tornar um arquiteto e urbanista, os seguintes caminhos são possíveis: tanto o Curso de Arquitetura e Urbanismo de Nível Superior, que dá ao formado uma habilitação de bacharel, com duração de cerca de quatro anos, com disciplinas focadas no conhecimento teórico e abrangente. No decorrer do curso de arquitetura, projetos de construção de maquetes são recorrentes e fundamentais e a obrigatoriedade da defesa de um trabalho de conclusão de curso inclui a monografia e um projeto arquitetônico qualificado.

arquitetura

Assim como, há o Curso de Arquitetura e Urbanismo com formação técnica, com duração de dois anos e com formação mais direcionada e pensada em uma rápida e prática colocação do aluno no mercado de trabalho do segmento. Com menos tempo, o foco vai para apenas um ponto da arquitetura e do urbanismo, formando um profissional bem mais especializado.

Em geral, o que se sabe é que a profissão de arquiteto é uma das mais promissoras no Brasil, onde as construções em crescimento têm mantido o mercado aquecido e dando mais oportunidade aos profissionais da área. Deixando de ser apenas uma mão de obra de luxo, a função dos arquitetos passou a ser essencial para a sociedade.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *