Primeiros Dias de Trabalho – Dicas para o Novo Emprego

Você batalhou, estudou, passou pelo processo seletivo, e finalmente conseguiu a vaga de emprego que queria. Mas o período de adaptação pode ser muito difícil para muitos profissionais, principalmente para os mais jovens, entrando em estágios, programas de trainee ou primeiro emprego. Apesar de causar ansiedade em quem começa a traçar sua carreia, as dificuldades com os primeiros dias de trabalho também podem afetar profissionais que estão trocando de trabalho ou mesmo voltando ao mercado depois de um período de pausa.

Primeiro Dia de Trabalho – Integração

Primeiros Dias de Trabalho

Por isso, é importante manter a calma diante da nova rotina e, com tranquilidade buscar se adaptar as novas tarefas que lhe esperam para poder realiza-las do melhor modo possível. Vale lembrar que a primeira impressão que as pessoas em seu novo ambiente de trabalho tiverem de você, é a que ficará, motivo a mais para dar seu melhor nesta fase de transição.



A ansiedade é uma das maiores inimigas no momento de se adaptar ao novo emprego. Existe a vontade de querer fazer tudo, mostrar serviço, mas é preciso ter cuidado para não atropelar as coisas e acabar não realizando seu objetivo corretamente. A vontade de se enturmar e se sentir o quanto antes parte da equipe pode atrapalhar e muito. Uma dica valiosa é evitar falar demais (puxar assuntos desnecessários) e, principalmente, não abrir o coração e falar com exaustão sobre a vida pessoal. Se limite a falar quando for solicitado ou quando tiver alguma informação útil. O entrosamento no ambiente de trabalho vem com naturalidade e com o tempo.

Arrume os ponteiros do relógio! Atrasos logo no começo de um novo emprego são pontos negativos em dobro para o profissional. Procure sempre estar adiantado e, se o atraso for inevitável, avise o quanto antes. O funcionário que se mostra pontual e empenhado no novo emprego ganha pontos importantes para poder desenvolver seu trabalho de modo eficiente e tranquilo.

primeiros dias no trabalho

Lembre-se: até cinco minutos podem ser tolerados, mas, se o atraso for muito superior a isso e constante, a imagem do novo funcionário é a de alguém sem responsabilidade para o trabalho e com a empresa que lhe deu a oportunidade.
Outro ponto no qual é preciso se atentar é ao vestuário.

Busque sempre seguir o padrão dos outros funcionários, sem exagerar na produção, afinal, você não estará indo para uma festa, mas para sua rotina de trabalho. Evite o visual muito informal para não ficar apontado como alguém desleixado. Isso não significa que é preciso fazer uma mega produção. Principalmente as mulheres devem ter muito cuidado: evite muita cor, brilho, saias ou vestidos curtos e, principalmente, o decote (ao menos que seja muito discreto).

Reclamar também não é bom para quem está iniciando seu trabalho. Busque encarar as dificuldades como chances de superação. Quem reclama demais pode chamar atenção de modo negativo, como alguém que age de má vontade ou tem preguiça de resolver tarefas exigentes, passando o ar de incompetência para o cargo. Buscar ajuda é permitido, mas não jamais fique reclamando da tarefa ou do quão grande é a complexidade. Acredite, se a tarefa lhe foi passada, é por que seu superior acredita que você é capaz de realiza-la.

Novo Emprego

+ Artigo interessante: Como conseguir um emprego sem experiência

Lanches fora do horário de almoço são permitidos, mas evite que eles se repitam com frequência. Mantenha sua mesa sempre limpa, sem farelos, restos de comida ou embalagens. Evite alimentos que chamem a atenção dos colegas de trabalho, como frutas com odor forte, salgadinhos e outros. Sempre que acabar de comer seu lanche, procure limpar a sujeira que possa ter acontecido, mantendo seu espaço sempre organizado.

10 Coisas que NÃO se deve fazer no Primeiro Dia de Trabalho

Outro dos fatores mais importantes para se dar bem no novo emprego é ter humildade. Toda nova oportunidade de emprego é uma chance para desenvolver novas habilidades e crescer profissionalmente. Observe o ambiente sempre antes de agir, procurando entender e se adaptar o funcionamento rotineiro da empresa, sem achar que sua visão é absoluta. Procure sempre o melhor modo de aliar o seu trabalho com a desenvoltura da empresa, assim você oferece seu melhor sem destoar do ambiente de trabalho, afinal harmonia é uma das palavras chaves para o sucesso profissional dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Mantendo a calma, a humildade e evitando pequenos deslizes, os primeiros dias de trabalho tem tudo para serem tranquilos, tornando a adaptação bem rápida.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *