Como Redigir um Press Release

Um press release pode contribuir para o sucesso de um produto, serviço ou evento. Tudo depende de como escrever.

Press release é um comunicado de imprensa. Serve para divulgar um lançamento ou inauguração e pode se tornar um canal de informação permanente com a mídia, quando a assessoria de imprensa é permanente e consistente. Desde 2009, não é necessário diploma de nível superior para exercer as funções de jornalista, mas é preciso manter canais de informações consistentes para escrever um press release.

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Como Escrever um Press Release

A comunicação com a mídia é muito importante para manter para o sucesso de uma empresa. Emitir press releases é fundamental para comunicar a colocação de novos produtos e serviços no mercado, especialmente para a imprensa especializada, e comunicar promoções, prêmios recebidos, parcerias, etc., para os canais gerais de comunicação.

O importante é chamar a atenção para a matéria desde o título escolhido para o press release: “O sabão X une as vantagens do detergente e do alvejante”, por exemplo, demonstra novas características de um produto que trazem um diferencial de mercado.

Uma linha fina, logo após o título (um texto curto entre o título e o corpo do texto), garante a atenção para a informação veiculada: “A enzima Y proporciona o embranquecimento sem prejudicar as tramas do tecido”. Não é necessário que a informação seja essencialmente verdadeira. Basta que não seja uma mentira flagrante.

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A diagramação é importante: é preciso divulgar um press release como se fosse matéria jornalística. Assim, os títulos devem manter um destaque (corpo maior, grafado em negrito), enquanto a linha fina deve ser escrita em itálico ou com fonte diferente, numa distância diferente. Um “olho”, que pode ser uma frase da matéria, colocada em destaque no centro da página, ajuda a chamar a atenção de editores e jornalistas.

O press release deve ser escrito no tempo presente e evitar o excesso de adjetivos. Nenhum produto ou serviço se vende por se dizer ser “o melhor”, “o mais barato”. O texto precisa ser jornalístico – e isto significa ser informativo, sem ser opinativo – e procurar convencer o leitor da qualidade ou, ao menos, da necessidade de testar o produto. É importante seguir a linha publicitária adotada: slogans e campanhas promocionais devem ser valorizados. A comunicação integrada facilita a identificação do produto pelo consumidor final.

No primeiro período do press release, pode-se fazer um resumo, com frases curtas, da ideia total que se pretende comunicar. A ideia é prender o interesse do leitor, que é quem vai decidir se a informação vai ou não ser veiculada. Valem as regras fundamentais do jornalismo: “quem”, “quando”, “onde”, “como” e ‘por quê”: “A empresa Z está lançando o macarrão instantâneo K, nas principais redes varejistas do país. “O objetivo é conquistar os solteiros, que demandam refeições rápidas e saborosas”.

Após a informação inicial, são oferecidas informações sobre a empresa, a produto, as características do público alvo e suas necessidades específicas: falta de tempo para cozinhar, necessidade de adquirir porções pequenas, facilidade no preparo, etc. É importante também detalhar por que o produto é inédito ou, caso não seja, as características que o diferenciam – para melhor – da concorrência.

Por fim, é importante informar as fontes da notícia: telefones, endereços e sites onde podem ser obtidas maiores informações: um bom press release é aquele de pode se transformar numa manchete de jornal.


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