Posso Fazer Concurso Público sem ter uma Faculdade?

Ser aprovado em um concurso público é um dos objetivos de grande parte dos jovens de nosso país. A estabilidade e os benefícios da carreira pública inspiram as tentativas para aprovação em diferentes concursos. Mas, sabemos que nem sempre é tão fácil ingressar na carreira pública, e muitas vezes, pode-se perder um ou dois anos estudando, e o tempo que poderia ser utilizado para uma faculdade, por exemplo, dá espaço aos estudos para concursos.

Com base em nossas pesquisas, descobrimos que muitos de nossos leitores têm a dúvida sobre as possibilidades de prestar um concurso, mesmo sem ter uma faculdade. Para esclarecer o tema, fizemos um artigo especial.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas:



Como Fazer Concurso Público sem ter Faculdade?

Apesar de o crescimento do jovem que ingressa na universidade contar com um número considerável, ainda temos em nosso país, muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de começar a estudar no ensino superior. As oportunidades de trabalho para as pessoas que nunca fizeram uma faculdade podem ser limitadas, e se esse é o seu caso, você pode dar um excelente pontapé inicial através dos concursos.

É possível sim fazer um concurso, mesmo sem ter faculdade, já que há milhares de vagas disponíveis que exigem apenas o ensino médio.

como estudar para concursos

Vale a pena fazer concurso público?

As vagas para candidatos que têm apenas o ensino médio não contam com os maiores salários da carreira pública, mas certamente os salários são bem melhores do que você encontra no mercado de trabalho em geral. Além do salário competitivo, há ainda os benefícios e a estabilidade, permitindo que você tenha uma estrutura bacana para desenvolver o seu futuro.

Você não precisa ficar estacionado

O grande empecilho que muitos colocam na hora de apostar em concursos sem faculdade é a possibilidade negativa de estacionar no cargo por comodidade.

Imagine um concurso na área da educação, com salário de R$ 1.600. Se você não deseja passar o resto da sua vida ganhando esse salário, não precisa fazer disso o motivo para desistir dos concursos públicos. É hora de desmitificar a ideia de que a carreira pública dura para sempre e que a partir do momento que você entra, nunca mais sairá dela.

Você pode sair no momento em que quiser, e inclusive, pode estudar e ingressar uma faculdade enquanto trabalha. Quem sabe, ao concluir os estudos, você não consegue a aprovação em uma vaga de nível superior?!

Concursos para Nível Médio

Existe uma extensa oferta de concursos para quem possui nível médio e não pense que estamos falando de concursos para instituições pequenas. Temos o exemplo do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Polícia Militar e Secretarias da Educação, que contratam milhares de pessoas anualmente.

As matérias exigidas nas provas desses concursos, quase sempre seguem uma estrutura bastante parecida, ou seja, você pode se preparar com bastante antecedência e até tentar várias vagas ao mesmo tempo.

Ainda temos o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal da Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral que também oferecem vagas para quem não tem faculdade e possui apenas o ensino médio completo.

Os concursos para guardas municipais de diferentes cidades também exigem apenas o nível médio, e em alguns casos, apenas o nível fundamental.

concursos de nível médio

Como Passar em um Concurso Público sem ter Faculdade

Apesar de não ter a exigência de faculdade, não pense que um concurso público é apenas sorte. Você precisa estudar muito para conseguir bons resultados nas provas.

Tenha um hábito de preparação e dedicação que realmente faça a diferença. É fundamental também ter paciência, já que a aprovação em alguns casos pode levar até mesmo dois anos.

O investimento em concursos para níveis médios são uma excelente escolha para quem não tem faculdade, pois os salários são ótimos e os aprovados encontram uma forma de conquistar o futuro, com muito mais segurança e estabilidade.

+ Vale a pena ler: Onde Fazer Cursos Reconhecidos pelo MEC

Se você está pensando em começar a estudar para provas de concursos públicos, então não perca tempo e não desista. Encontre opções diferentes, crie uma rotina diária de estudos e faça quantas provas forem necessárias até você conseguir a sua grande vaga na carreira pública.

Gostou? Continue nos acompanhando para conferir artigos como esse. Não deixe também de comentar. A sua opinião é muito importante para nós.

Informação: Ritalina para Estudar: Quais os Benefícios e Efeitos Colaterais


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Posso Fazer Concurso Público sem ter uma Faculdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *