Planilha de Custos Excel Gratis

O Excel é um programa desenvolvido pela Microsoft e faz parte do pacote Office, um dos mais populares entre os computadores caseiros e de corporações. Com ele, é possível fazer planilhas de custos personalizadas, com as despesas reais da família ou da empresa, ao contrário das planilhas genéricas, que apresentam os custos mais comuns, mas naturalmente não conseguem englobar todas as possibilidades de receita e despesa.

Um resultado muito comum da adoção destas planilhas é o esquecimento de algum pagamento a fazer, fato que provoca problemas com o orçamento. Já com a planilha de custos do Excel, mesmo que isto aconteça nas primeiras tentativas, o controle de gastos se torna progressivamente mais completo.

planilha de custos excel



Planilha de Custos Excel

Com um ano de orçamentos bem organizados, é possível identificar despesas sazonais (férias, festas de fim de ano, IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, etc.) e provisionar os valores recebidos (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras, etc.) para garantir tranquilidade financeira. É possível inclusive estabelecer um plano de investimentos, para a constituição do patrimônio ou ampliação da empresa.

Em primeiro lugar, é necessário relacionar todas as receitas obtidas mensalmente. Todos os recebimentos devem ser apresentados nas linhas e colunas da planilha, mesmo que sejam irrisórios, como os obtidos com venda de doces caseiros ou, no caso das empresas, recebíveis que ainda estão amortizando um novo projeto.

+ Recomendamos a leitura de 2 artigos:

Da mesma forma, as despesas precisam ser identificadas. Não é raro que, na hora de fazer o orçamento, esquecer pequenos pagamentos diários, como o cafezinho na padaria ou o material de escritório. No entanto, estes custos podem ser altos e impactar negativamente a saúde financeira.

planilha de custos excel

No caso de uma família, os pagamentos de maior valor quase sempre são lembrados: aluguel, prestação da casa, combustível, mensalidade escolar, prestações diversas, supermercado. Mas as despesas do dia a dia – refeições fora de casa, merenda escolar, gorjetas – muitas vezes são ignoradas. Estes pequenos valores podem ser consolidados semana a semana. Para isto, é necessário adicionar uma fórmula de adição simples (=A1+B1+C1…+C7). Não é necessário fazer isto todos os meses: basta copiar todas as células da planilha e colá-la numa nova página, clicando em Plan2 (no canto inferior esquerdo da tela). Todas as planilhas de custos do Excele do ano podem ficar num mesmo arquivo, que não ocupa muito espaço no disco rígido.

Diversos sites especializados em informática disponibilizam planilhas de custos do Excel para download. Neste caso, elas já vêm com as fórmulas necessárias para consolidar despesas semanais e também para o controle de déficit e superávit obtido no mês. Com estes dados, é possível organizar um excelente planejamento financeiro e estabelecer uma reserva estratégica para despesas eventuais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *