Piloto de Helicóptero – Profissão, Cursos e Informações

O Brasil tem uma das maiores frotas de helicópteros do mundo e faltam profissionais para pilotá-los.

A frota brasileira de helicópteros é de 1.500 aeronaves. Apenas em São Paulo (SP), existem 260 helipontos e estes números crescem ano a ano. Por isto, os cursos de pilotagem de helicópteros recebem um número cada vez maior de alunos. Em 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – registrou um aumento de 100% no número de habilitações para piloto privado (o primeiro brevê) e 75% nas pra piloto comercial (exigidas para exercer a pilotagem remunerada).

curso piloto de helicóptero



Curso de Piloto de Helicóptero

O número de pilotos comerciais de helicópteros registrados na ANAC é de pouco mais de três mil aeronautas, muito aquém das necessidades do mercado: as empresas aéreas contratam até 14 profissionais para cada aeronave.

Especialistas indicam que o início das extrações de petróleo na camada do pré-sal é um dos motivos para a ampliação do mercado de trabalho para pilotos. Algumas empresas envolvidas na exploração chegaram a criar suas próprias escolas de pilotagem. Segundo a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros – ABRAPHE –, o transporte de pessoal para as plataformas marítimas é feito atualmente por 700 profissionais, número muito abaixo da demanda. Somente a Petrobras desloca mais de um milhão de pessoas por ano – 90% em helicópteros. As empresas estão contratando recém-formados e ex-integrantes da Força Aérea Brasileira.

Os eventos internacionais que serão sediados no Brasil nos próximos anos também aumentam a procura por pilotos de helicópteros. A Copa do Mundo FIFA e as Olimpíadas vão exigir rápidos deslocamentos e boa parte dos visitantes vai optar por viajar pelos céus do país.

A ANAC exige curso teórico de piloto de helicóptero, com aulas sobre os regulamentos de tráfego aéreo, teoria de voo, conhecimentos técnicos, meteorologia e navegação.

Em seguida,têm início as aulas práticas: são necessárias 35 horas de voo para conceder o brevê de piloto privado de helicóptero e outras 100 horas para o brevê de piloto comercial. O curso leva, em média, oito meses e o investimento não é menor do que dez mil reais mensais.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e cursar as aulas em escola autorizada pela ANAC. O brevê é expedido depois da aprovação por uma banca de exames da ANAC e da obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

O salário inicial de um piloto de helicóptero gira em trono de R$ 4.000. Um piloto experiente de táxi aéreo pode chegar a receber mais de R$ 35.000 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *