Pesquisa de Mercado: Aceitação de Produto ou Serviço

Antes de lançar um novo produto ou serviço, as empresas utilizam a pesquisa de mercado para verificar sua aceitação.

A pesquisa de mercado é um instrumento que permite às empresas – indústria, comércio e serviços – conhecerem seus possíveis clientes, tendências que surgem e mesmo alterações numa determinada região: por exemplo, um mercado pode beneficiar-se com a instalação de uma escola nas imediações, aumentando a oferta e exposição de produtos para crianças e adolescentes; o inverso se dá quando a população de determinado bairro envelhece e a frequência a bares, baladas e academias é reduzida.

pesquisa de mercado



Pesquisa de Mercado

Considerando os problemas e objetivos da empresa, é desenvolvido um plano de pesquisa de mercado, que consiste na coleta e análise de informações. Feito este levantamento, a agência de pesquisas apresenta os resultados para o cliente, que deve então redirecionar suas ações para atender às novas necessidades e desejos de seus clientes.

Um exemplo concreto: certo fabricante de absorventes higiênicos identificou queda significativa na venda de um de seus produtos. Feita a pesquisa de mercado, verificou-se que o público considerava o produto antigo. O fabricante imediatamente corrigiu o problema, alterando os anúncios comerciais e organizando ações locais dirigidas ao público jovem. Em pouco tempo, o produto retomou sua posição no mercado.

É impossível conversar com todo o universo de consumidores. Por isto, uma pesquisa de mercado é sempre feita por amostragem: identifica-se o público por idade, sexo, renda familiar, escolaridade, etc. A partir disto, são feitas entrevistas com um grupo de cada item considerado importante. Numa população de dez milhões de pessoas, uma amostragem de dois mil entrevistados é suficiente para identificar interesses, tendências e rejeições, desde que a estratificação seja bem feita.

pesquisa mercado

Existem dois tipos de pesquisas de mercado: as qualitativas e as quantitativas. As pesquisas qualitativas são feitas com pequenos grupos e seus resultados são específicos, não podem ser universalizados para outros grupos de consumidores. A análise é feita com base em informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos mais profundos. Por isto, as entrevistas são abertas.

As pesquisas quantitativas tentam provar determinada hipótese, num leque de possibilidades. Ao lançar um novo produto, a empresa quer saber se ele vai ter aceitação em determinada classe social, cidade ou região do país. A pesquisa busca um resultado estatístico e por isto utiliza questionários fechados, com múltiplas alternativas. As quantitativas também lançam mão da observação do meio – o pesquisador verifica, em determinado ambiente, os costumes e preferências da população.

Existem vários cursos que ensinam métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Alguns são específicos para estudantes de administração, economia, marketing, sociologia, etc., enquanto outras são online, inclusive gratuitas, para quem tem interesse pelo assunto.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *