Perfil Profissional – O que as Empresas querem?

A briga por uma vaga no mercado de trabalho nunca foi tão acirrada e conhecer as habilidades que são mais valorizadas pelas empresas pode ser o diferencial para conseguir aquele emprego desejado. As empresas buscam em seus profissionais não só o conhecimento técnico, mas habilidades de comunicação, criação e relacionamento.

Perfil Profissional

Perfil Profissional – O que as empresas buscam hoje em dia?

Veja abaixo quais habilidades são mais valorizadas pelos setores de RH e procure melhorá-las para superar seus concorrentes.



Criatividade

A criatividade é uma habilidade cada vez mais requisitada entre os contratantes, não só em setores onde ela era comumente requerida, como publicidade e design. Essa habilidade tem a ver não só com o candidato criar coisas novas, mas principalmente com a habilidade de lidar com o inesperado, procurar uma saída para problemas que surgirem.

A criatividade não é uma habilidade inata, ou seja ela não é um dom, mas uma habilidade como outra qualquer e que pode ser exercitada. Interagir com pessoas diferentes, procurar fazer as mesmas coisas de maneiras diferentes, ler livros e assistir filmes são alguns hábitos que podem melhorar suas habilidades criativas, entretanto procure diversificar os temas, ler livros sobre os mesmos assuntos não vão ajudá-lo a melhorar a criatividade.

Interesse em Aprender

O mundo muda a uma velocidade nunca vista antes, por isso, atualizar-se é fundamental. Os setores de RH priorizam nas contratações profissionais que tenham cursos e especializações no currículo, não somente por estarem melhor qualificados, mas por mostrarem interesse em aprender.

O interesse em aprender é valorizado, pois indica que um candidato não terá muitas dificuldades em caso de realocação ou no caso de ser necessário o aprendizado de uma nova tecnologia. Além de mostrar que é uma pessoa ligada ao mundo e que dificilmente ficará desatualizada.

Competência Profissional Comunicação

Comunicação Interpessoal

Os ambientes corporativos exigem dos seus funcionários cada vez mais cooperação, por isso habilidades para trabalhar em grupo, como a comunicação interpessoal são valorizadas pelos contratantes.

A comunicação interpessoal é a habilidade de expressar suas ideias de maneira clara e objetiva para outras pessoas, no entanto não se limita a isso, saber ouvir também é fundamental. O que o contratante deseja é um candidato que saiba expor o que pensa, ao mesmo tempo que saiba ouvir e refletir sobre o que seus colegas pensam.

Falar demais e ouvir de menos é uma postura arrogante e que dificilmente terá sucesso em um ambiente de trabalho. Por mais que suas ideia estejam corretas, tentar impô-las não é a melhor maneira de agir, procure utilizar argumentos que sustentem seu ponto de vista.

Competência Profissional Disposição

Disposição

Um funcionário bem qualificado sempre foi e será valorizado pelo mercado de trabalho, no entanto, ter uma boa faculdade ou um bom curso profissionalizante não são suficientes. Um profissional qualificado é aquele que além de ter uma boa formação procura estar sempre atualizado, através de cursos, palestras, congressos e workshops.

Os setores de RH costumam observar também o que foi feito durante eventuais períodos de desemprego. Muitos candidatos que estavam desempregados focam na procura de um novo emprego e, às vezes, ficam mais de 6 meses sem nenhum tipo de ocupação. Essas “lacunas” nos currículos mostram uma falta de interesse, procure ocupar o tempo vago com atividades de qualificação ou até mesmo com trabalhos voluntários.

Iniciativa

Também chamada de proatividade, é a capacidade de antecipar acontecimento e tomar decisões rápidas antes que o problema ocorra ou se agrave. Um profissional com iniciativa é aquele que age antes que alguém precise mandar ele agir, assim que ele enxerga um problema ele procura a solução.

A Iniciativa pode ser notada durante a entrevista, quando o candidato não se limita a responder as perguntas, mas leva ao entrevistador seus próprios questionamentos. Essa atitude é muito positiva e costuma ser vista com bons olhos, no entanto, cuidado para não exagerar, lembre-se que quem está sendo entrevistado é você e não o contrário.

Durante o dia a dia de trabalho a iniciativa é demonstrada de diversas maneiras. Procurar conversar com seus colegas de trabalho na tentativa de aprender mais sobre o ambiente ou sobre a atividade e buscar novas tarefas assim que terminar as solicitadas, ao contrário de ficar sentado esperando uma nova atribuição. Esse pequenos atos mostram um profissional diferenciado e responsável com seu cargo, um importante passo para ascensão profissional.

Ter uma boa competência emocional está cada vez mais importante para conseguir emprego
As competências emocionais estão sendo extremamente valorizadas pelas empresas. Mas afinal, o que são essas competências emocionais?
Nada mais do que sua inteligência emocional, ou seja, as empresas contratantes estão estudando o nível de equilíbrio emocional e a capacidade de liderança, flexibilidade, baixa conformidade, relação interpessoal, trabalho em equipe e empreendedorismo que seus futuros funcionários possuem antes de contrata-los.

+ Leia também: Cursos de Qualificação Profissional Online com Certificado Gratuito

E qual a diferença entre as competências emocionais e técnicas?
A sua competência técnica está ligada a sua inteligência intelectual, ou seja, o seu nível de conhecimento formal e acadêmico adquirido em cursos, graduações, pós, etc.

Competência Profissional

Confira as 10 competências mais valorizadas hoje no mercado de trabalho

  • Falar vários idiomas;
  • Capacidade de adaptação;
  • Lealdade;
  • Versatilidade;
  • Habilidade financeira;
  • Proatividade;
  • Capacidade de trabalho;
  • Habilidade em negociação;
  • Capacidade de inovação;
  • Habilidades interpessoais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Perfil Profissional – O que as Empresas querem?

  1. MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA, POIS SOU ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E BUSCO EM BREVE UM NOVO EMPREGO NUMA EMPRESA DE DESTAQUE NO MERCADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *