Os Melhores Cursos de Teatro – Profissão Ator / Atriz

O teatro, como conhecemos no Ocidente, nasceu na Grécia antiga, há mais de 2.500 anos. De lá para cá, despontaram muitos dramaturgos e atores, alguns dos quais deixaram seu nome registrado na história: Sófocles, Gil Vicente, William Shakespeare, Edmond de Rostand, Martins Pena, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues e Dias Gomes são alguns exemplos de criadores de personagens inesquecíveis. Hoje, profissionais da área encontram muitas possibilidades no mercado. No entanto, a concorrência é alta e, por isto, é preciso qualificar-se sempre para destacar-se. Para isto, um curso de teatro pode ser o diferencial.

Cursos de Teatro

Cursos de Teatro

Os interessados podem inscrever-se inicialmente num curso livre, de curta duração, para identificar seus reais potenciais. Cursos livres de teatro em todo o país geralmente oferecem opções para alunos iniciantes e experientes e realizam apresentações no decorrer das aulas e também na conclusão, em que é possível checar o talento.



As mensalidades destes cursos de teatro, entretanto, não são baratas. No Rio de Janeiro, por exemplo, custam por volta de 100 reais. Para certificar-se de que vale a pena inscrever-se, uma boa opção é participar de workshops gratuitos, realizados regularmente por diversas escolas, e depois disto seguir a intuição para dedicar-se ou não no investimento para iniciar a carreira artística.

As grandes escolas – sediadas geralmente nas metrópoles – são a principal opção, porque organizam grandes mostras de teatro, permitindo que os atores atuem em diversas situações: drama, tragédia, comédia, etc., oferecendo grandes chances de exposição para os muitos caça-talentos que acompanham estas verdadeiras maratonas de arte.

No entanto, o curso de teatro não é destinado apenas a quem quer brilhar na ribalta ou à frente das câmeras: profissionais das mais diversas áreas podem liberar-se de suas inibições, realizando apresentações para clientes com mais destaque e grau de persuasão. Até professores podem dinamizar as suas aulas com técnicas de teatro.

Mesmo sem pretensões artísticas, um curso de teatro pode ser útil para reduzir a timidez, aprender técnicas de relaxamento e autoconhecimento corporal, desenvolver a capacidade criativa e conviver com pessoas interessantes, aumentando o círculo de amizades. O teatro é uma atividade lúdica extremamente agradável e enriquece o nível cultural de quem se envolve com ele.

Pessoas na terceira idade, especialmente os aposentados, podem encontrar num curso de teatro uma forma positiva de ocupar o tempo livre. Estudos médicos indicam que adotar novas atividades fortalece a memória e as capacidades cognitivas, favorecendo inclusive a prevenção do mal de Alzheimer, doença altamente incapacitante, e a redução de seus sintomas.

Aperfeiçoando a qualificação de atro e atriz

Os alunos que concluem o curso livre de teatro podem ampliar seus conhecimentos e habilidades em cursos de nível técnico e superior. Diversas instituições de ensino públicas e privadas oferecem cursos de artes cênicas.

O curso de teatro aborda a história da dramaturgia, expressão corporal (voz e corpo), espaço cênico, ritmo e movimento, formação do ator e construção da personagem, direção, além de técnicas de confecção de bonecos, marionetes, acessórios cênicos, figurino, adereços, etc., já que o estudante não se limita necessariamente a atuar: pode dirigir peças e programas de TV, produzir espetáculos (captar recursos e contratar mão de obra), tornar-se cenógrafo, iluminador ou mesmo professor, inclusive seguindo a carreira acadêmica.

Uma boa escola de teatro deve contar com infraestrutura básica: biblioteca com bom acervo específico, laboratório de informática e laboratório didático, com espaço para ensaios e atuações. Antes de matricular-se, é importante verificar se o curso oferece as condições para o bom desenvolvimento do curso.

Cursos de Teatro

O mercado de trabalho na área do teatro

Quem fazer um curso de teatro não se limita a atuar ou dirigir: existem muitas alternativas, que incluem, além do teatro propriamente dito, o cinema, a TV, o circo e a propaganda, atuando como dublê (de corpo e de voz) ou em anúncios comerciais e eventos corporativos e promocionais.

No Brasil, a profissão de ator (entre outras carreiras artísticas) é regulamentada e, para exercê-la, é preciso registrar-se numa delegacia regional do trabalho. A inscrição na DRT depende da comprovação do exercício da função através de vídeos, mas praticamente todas as escolas gravam ensaios e apresentações, fornecendo os DVDs para os alunos na conclusão do curso de teatro.

Trabalhar no ramo artístico requer, além de talento e conhecimento, muita sorte. A maioria dos atores, diretores e autores nunca alcança o estrelato. A maior fatia do mercado está na publicidade, em que muitos talentos trabalham anonimamente e, no Brasil, a fama é alcançada principalmente nas novelas da televisão.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *