Orientação Profissional: Como Saber Minha Vocação?

Também conhecida como vocacional, a orientação profissional é uma etapa bastante importante para os jovens que ainda estão indecisos com relação aos rumos profissionais a serem tomados por eles, em circunstâncias em que se encontram perante várias possibilidades de cursos e profissões a serem seguidos, bem como os vestibulares e faculdades que serão frequentados.

No caso das escolas brasileiras, a circunstância de realização da orientação vocacional costumava ser típica da época dos anos que antecediam a prestação das provas de vestibulares. Corriqueiro momento de escolhas e de decisões importantes, o exame servia como auxiliar e norteador para os adolescentes

Entretanto, atualmente, a orientação vocacional é geralmente realizada em algumas escolas particulares ou saem por um preço bem caro, restringindo seu acesso a poucos estudantes, o que não incluem os de baixa renda.



O que é Orientação Profissional?

orientação profissional

A orientação vocacional compreende um conjunto de testes que indicam aquilo que você deve fazer, após ter limitado as possibilidades de sua área de atuação que for mais favorável ao estudante, de acordo com a análise de seu perfil de uma maneira multifacetada e dinâmica.

O que auxilia o indivíduo e a família a lidarem melhor com as principais dificuldades e obstáculos a serem encontrados na carreira escolhida e, sabendo em que medida isso pode lhe ser futuramente prejudicial ou insatisfatório. Assim, o intuito da orientação vocacional não é o de apontar uma carreira única a ser seguida, mas o de diminuir o cerne das profissões que mais tenham a ver com as habilidades e aspirações de cada pessoa, facilitando assim, suas escolhas.

Vale ressaltar que a orientação profissional não é uma abordagem simples, mas sim um conjunto de avaliações complexas em que um perfil analisado poderá estar a fim a várias áreas profissionais de atuação que, por sua vez, poderão se combinar de várias maneiras. Muito mais como uma instância de autorreflexão e autodescoberta dos jovens sobre si mesmos, a orientação vocacional poderá vir acompanhada pelo trabalho de um psicólogo, uma vez que a padronização dos testes realizados pode não ser suficiente para a particularidade de cada um.

vocação

A orientação vocacional averigua os interesses, as aptidões, a personalidade e inteligência dos jovens analisados, bem como suas habilidades, seu nível de percepção, de raciocínio e de memória. Não se descartam ainda, seu equilíbrio mental e emocional, suas angústias e anseios, seus conflitos e rivalidades pessoais.

Os testes utilizados podem ser dos tipos estruturais ou dinâmicos, por exemplo, costuma-se lançar mão de entrevistas com o jovem e seus pais, a fim de verificar as circunstâncias familiares, seu histórico cultural e relacionamentos sociais que o influenciaram significativamente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *