O que Faz um Organizador de Eventos – Funções e Salário

É preciso talento e criatividade. Um organizador de eventos também precisa investir na formação.

Existem cursos livres e graduações tecnológicas para quem quer se tornar um organizador de eventos. Há algum tempo, as comemorações eram realizadas de forma quase amadorística, com os profissionais do setor adquirindo conhecimentos à medida que realizavam as festividades. Hoje, no entanto, os clientes estão cada vez mais exigentes e querem receber o necessário para a sua celebração de forma rápida e eficiente.

O mercado de eventos está se profissionalizando no Brasil e, definitivamente, não é o espaço ideal para quem quer apenas aumentar a renda doméstica.



Cursos de Organização de Eventos

curso online de produção de eventos

Os primeiros cursos citados, com duração média de 180 horas de aula, auxiliam os estudantes no conhecimento das principais atividades na produção de festas familiares e corporativas, nos aspectos técnicos e operacionais: decoração, alimentação, música, serviço de vallets, distribuição de brindes, etc., além dos aspectos legais, financeiros e administrativos para obter sucesso – inclusive com definição de quando a convocação um efetivo da Polícia Militar é necessária.

Estes cursos também ensinam a redigir uma proposta orçamentária para os clientes – um contrato de prestação de serviços e o cronograma das ações –, com todos os serviços oferecidos de maneira atraente. Os cursos livres para organizador de eventos também ensinam os alunos a formarem preços de acordo com a clientela e as atividades a serem desenvolvidas, técnicas de pós-vendas, etc.

+ Confira: Curso de Eventos – Produza e Organize Eventos Profissionalmente

Na verdade, eles apresentam um panorama geral do mercado e são dirigidos principalmente para quem quer conseguir um emprego no setor.

Quem sabe ser o diferencial – todas as festas da família e dos amigos precisam ter um toque deste organizador de eventos improvisados – pode se dar bem em uma graduação tecnológica. Diversas faculdades, a maioria instalada no centro-sul do país, oferecem o curso de Tecnologia em Eventos, onde é possível aprender a trabalhar com outros universos, organizando encontros sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, religiosos, corporativos, gastronômicos, turísticos, etc.

Profissão Organizador de Eventos

organização de eventos

O graduado se habilita a atuar nas diferentes funções do mercado, que vão desde o planejamento e criação do evento até a recepção dos convidados.

Para se inserir no mercado de trabalho, ele pode oferecer seus serviços como autônomo (de maneira integral ou segmentada, cuidando de apenas um aspecto da festa, como a sonorização ou a decoração), trabalhar em buffets, salões de festas e mesmo em agências de promoções, desenvolvendo atividades empresariais em eventos fechados, feiras e grandes encontros (para datas especiais, para a promoção de esportes e, claro, para a divulgação de produtos e serviços da contratante).

+ Leia também: Curso de DJ: Onde Fazer, Quanto Custa um Curso de DJ?

O curso de Tecnologia em Eventos oferece disciplinas como administração (planejamento, organização, liderança e controle), comportamento do consumidor (clientes e convidados), comunicação, marketing, além dos conhecimentos específicos em catering (alimentos e bebidas), sonorização, ambientação, etc.

Um organizador de eventos precisa ser comunicativo, convincente e original. Os horários de trabalho são bem pouco ortodoxos: o profissional precisa estar disponível para todos os finais de semana e mesmo para pequenas viagens. O curso tem duração de dois anos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *