Oportunidades Profissionais para a Copa 2014 no Brasil

O Brasil foi eleito como sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, imediatamente, o setor de construção civil experimentou um forte aquecimento, já que o presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o próprio Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia) haviam declarado que nenhum estádio brasileiro atendia às especificações internacionais.

O Brasil sediará ainda a Copa das Confederações, em 2013, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Construções e reformas urgentes tiveram início. Além disto, a infraestrutura de transportes do país – rodovias e aeroportos, especialmente – teve que se modernizar e ampliar para atender aos milhares de turistas, principalmente nas cidades que abrigarão jogos do torneio: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).



copa 2014

Cursos Profissionalizantes para Copa FIFA 2014

Na última edição da Copa, em 2010, a África do Sul recebeu 400 mil turistas estrangeiros, que gastaram cerca de R$905 milhões, sem contar as despesas com passagens. No Brasil, calcula-se que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros se movimentarão pelo país durante os jogos. Quase metade deles deve passar por São Paulo (que receberá o jogo inicial); se o Brasil for classificado para a final, número semelhante deve desembarcar no Rio de Janeiro: tudo depende do desempenho da “seleção canarinho”.

Cursos gratuitos de capacitação estão sendo oferecidos

Para receber este fluxo intenso, as cidades sede estão se preparando. A procura principal é por cursos de idiomas, especialmente inglês e espanhol. Profissionais ligados à área do turismo – gastronomia, hotelaria e passeios guiados – compõem a maioria dos alunos que procura se capacitar: recepcionistas, camareiros, mensageiros, garçons, cicerones, taxistas e mesmo as baianas de acarajé do Pelourinho, em Salvador.

+ Leia também: Cursos Gratuitos na Area de Turismo e Hotelaria

Já as escolas de idiomas calculam que houve um aumento de 25% nas matrículas de adultos, e este número deve aumentar a partir de 2013, quando os eventos esportivos terão início.

+ Leia também: Dicas para aprender inglês rápido e com facilidade

O aumento também pode ser atribuído ao crescimento da classe C, em função da melhoria na economia brasileira. Muitos destes novos componentes da classe média também querem se qualificar e ampliar os horizontes profissionais e diversas empresas, dos mais diversos ramos, criam estratégias para atrair este novo consumidor.

fifa 2014

Novas oportunidades para aprender um idioma e trabalhar na Copa 2014

Além dos cursos regulares de inglês, espanhol e outras línguas, que, na maioria dos casos, são realizados em 15 a 21 meses, as escolas estão oferecendo diversas outras alternativas:

  • Cursos de imersão, em que os alunos são reunidos num hotel ou pousada e só podem usar o idioma em aprendizado para se comunicar durante alguns dias;
  • Conversação, com ênfase nos diálogos, sem grande preocupação com a grafia e as regras gramaticais;
  • Voltados especialmente para empregados dos setores de hotelaria e gastronomia e também para motoristas de táxi;
  • Tradução e interpretação: o volume de notícias sobre o campeonato em si e de particularidades de cada cidade vai aumentar exponencialmente durante estes jogos.

Os alunos podem tornar-se tradutores para as mais diversas línguas. Neste caso, grafia e correção gramatical são fundamentais. O Sindicato Nacional de Tradutores estima que o número de filiados vai quadruplicar nos próximos quatro anos, atingindo 20 mil tradutores no país.

Os cursos podem ser realizados em grupos e aulas particulares, contratados para serem ministrados na própria escola, na residência ou no local de trabalho dos alunos. Há ainda a opção de cursos a distância, via internet.

Pronatec Copa

Pronatec Copa: Tudo sobre o programa de cursos técnicos voltado para profissionalização de brasileiros.

Cursos Online são uma ótima forma de Capacitação Profissional

As principais vantagens desta modalidade é que as aulas podem ser assistidas em qualquer horário, ideal para quem tem a agenda lotada de compromissos e podem ser revistas em caso de dúvidas e os cursos sempre contam com tutores para orientar os alunos.

Clique aqui e confira tudo sobre cursos online oferecidos para qualificação profissional

Como são cursos livres, os alunos fazem todas as atividades no ambiente virtual, inclusive as avaliações: quando se sentem capacitados, solicitam as provas, que são marcadas em horários convenientes. Não é preciso deslocar-se para a escola, como acontece com os cursos regulares (técnicos, supletivos, de graduação e pós).


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *