O que Faz um Oficial de Justiça? Como se Tornar um e Salário

O sistema judiciário brasileiro é formado por diversos profissionais que desempenham funções diferentes dentro da estrutura deste órgão de justiça. Há juízes, escreventes, agentes de seguranças, promotores e os oficiais de justiça.

O Oficial de Justiça nada mais é do que um servidor público auxiliar permanente da Justiça. Este profissional possui um vínculo direto com o Tribunal de Justiça.

Para ser nomeado um profissional desse tipo, o candidato precisa ser concursado e nomeado, da mesma forma que outros profissionais, como o Contador Judicial, o Escrivão ou até mesmo o Depositário.   pois possui vínculo direto ao Tribunal de Justiça, sendo devidamente concursado e nomeado; assim como o Escrivão, o Contador Judicial, o Depositário e o Administrador.



Oficial de Justiça e suas Funções

oficial de justiça faz o que?

O Oficial de Justiça possui diversas funções externas ao juízo, ou seja, ele não trabalha apenas nos Fóruns e outras dependências do Tribunal, mas sim na rua. É dele a responsabilidade de fazer os atos de comunicação do juízo, como a Citação (ato pelo qual o réu fica ciente que uma ação foi ajuizada contra ele) e a Intimação ( ato que dá ciência às partes de algum acontecimento no processo).

Além disso, é de responsabilidade do Oficial de Justiça também os atos de constrição judicial, como penhora, busca e apreensão, além de manter o bom andamento, a organização e a ordem das audiências realizadas, sejam elas de arresto, condução coercitiva, pensão alimentícia, depositário infiel e até prisão de caráter cível.

O Oficial de Justiça é um servidor público que cumpre a função de executar todas as ordens que são emanadas pelos juízes, os chamados mandados judiciais, por isso são conhecidos como “longa manus”, ou seja, “as mãos do magistrado”.

Os oficiais de justiça são profissionais importantíssimos dentro da estrutura do judiciário, já que é ele quem realiza os atos materiais necessários para o andamento dos processos, possibilitando a efetividade de todos os trâmites do judiciário.

Para se concorrer a esta vaga, o candidato precisa prestar um concurso aberto pelo Tribunal de Justiça de seu Estado. A concorrência costuma ser alta, mas com um pouco de treino e estudo é possível passar.

oficial de justiça ganha quanto?

+ Confira: Investigador da Polícia Civil: Quanto Ganha? O que Faz?

Para ter sucesso na função, o profissional precisa saber dirigir e te bom senso de direção, já que intimará pessoas em diversas regiões diferentes. Além disso, ele precisa ser calmo e saber lidar com as pessoas mesmo em situações adversas, já que o Oficial de Justiça muitas vezes cumpre mandados de prisão ou reintegração de posse, ou seja, situações delicadas e difíceis.

Quanto Ganha um Oficial de Justiça?

O salário de um Oficial de Justiça pode variar de acordo com o estado que está oferecendo a vaga. Os vencimentos, no entanto, podem chegar a R$ 8 mil. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade de carreira, tanto no aspecto financeiro como no profissional em si.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *