Objetivo Profissional – O que colocar?

Entre os aspectos mais importantes para se deixar uma boa primeira impressão, na hora de se candidatar a uma vaga de emprego ao elaborar um bom currículo profissional, está, seja na hora da entrevista oral e nas dinâmicas em grupos, seja na parte escrita do currículo, o segmento relacionado ao objetivo profissional. Na hora de expressá-lo, várias dúvidas se avultam: O que mencionar? O que nunca deve ser citado? Como agir na hora de falar sobre seus interesses profissionais na empresa?

Uma boa elaboração escrita dos objetivos profissionais do candidato representa que ele sabe o que quer, adotando uma postura segura, organizada e bem-direcionada com relação ao seu futuro profissional, como proporcionalmente atrelado à função desejada dentro da empresa contratante.

objetivo profissional



Objetivo Profissional – O que colocar?

Algumas dicas para a boa elaboração da parte do objetivo profissional no currículo são básicas e servem para todo o documento. Alguns exemplos se referem ao fato de manter o asseio e a organização do texto digitado, primar pela concisão e pela linguagem adequada e formal e pela revisão sem que se deixe passar erros de digitação ou equívocos gramaticais. Ademais de jamais mentir exacerbar em habilidades e experiências profissionais, pois, se trata de uma conduta que certamente cairá por terra. Nesse caso, essas dicas não devem ser esquecidas na hora de elaborar seu objetivo profissional: organização, asseio, concisão, adequação gramatical e linguística e honestidade em suas palavras.

Como o currículo profissional é o primeiro contato que o candidato tem com os empregadores, é recomendável que o perfil profissional acompanhado do objetivo profissional logo no começo da redação, logo abaixo dos dados pessoais. Trata-se de uma postura que facilita a seleção por parte dos contratantes e lhes mostra o senso de organização e de praticidade do concorrente.

Recentemente fizemos o artigo “Dicas de Como Fazer um Bom Currículo“, vale a pena dar uma lida e ficar a par de como preencher corretamente um curriculum vitae.

O objetivo profissional deve ser bem definido, de modo a mostrar que o candidato tem um plano de carreira já bem estabelecido. Desse modo, é imprescindível que se deixe claro o cargo pretendido ou a área em que deseja atuar na empresa contratante. O uso de verbos no infinitivo é recomendado ao se elaborar o objetivo profissional. Se há mais de um objetivo dentro da empresa, é interessante que mais de um currículo seja elaborado, cada qual para um propósito. Ser curto, direto e claro ao delimitar seu objetivo profissional; ser específico e sucinto, não ultrapassando em uma linha do currículo, evitando as divagações genéricas e confusas, é a conduta mais recomendada.  Se é candidato ao primeiro emprego, enalteça suas qualidades e cursos realizados, ao montar seu objetivo profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *