O Mercado de Direito está Saturado?

É uma profissão de grande responsabilidade, mas muitas consultorias de RH dizem que o mercado de Direito está saturado.

O Direito é uma ciência com o objetivo de estabelecer o cumprimento de promover a justiça e garantir a aplicação das leis, permitindo o bom relacionamento social entre indivíduos e grupos organizados na sociedade. É também uma faculdade classificada entre as mais clássicas. Muitos afirmam, porém, que o mercado de trabalho para bacharéis em Direito está saturado.

Mesmo assim, o curso de Direito é um dos mais procurados pelos vestibulandos. Vale lembrar que quem faz a faculdade é o aluno e bons profissionais sempre encontram vagas no mercado de trabalho. O bacharelado em Direito permite ingressar na advocacia – depois da aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também atuar em diversos setores, como direito eleitoral, do consumidor, das relações exteriores, etc.



direito está saturado?

O Mercado de Direito está Saturado?

Onde pode trabalhar o bacharel de direito?

O bacharel em Direito pode seguir carreira na área pública, como defensor, promotor, delegado de polícia ou juiz. Também pode ingressar no Ministério Público. Na verdade, pode prestar concurso para qualquer carreira que exija nível superior em qualquer área, para preenchimento das vagas de gestores, analistas e diplomatas. O mercado para Direito continua muito amplo, não há motivo para os candidatos se preocuparem, desde que tenham uma boa formação.

Vale a pena conferir: DIREITO: Quais Carreiras pode seguir além da Advocacia

Outra área importante para quem se decide pelo bacharelado em Direito é o magistério. Quem escolhe a carreira pode dar aulas em cursos técnicos de nível médio ou se dedicar à carreira acadêmica, com mestrados e doutorados, lecionando nas muitas faculdades do país. As grandes universidades do país também abrem espaço para a pesquisa sobre as artes e ciências do Direito.

Infelizmente, o bacharelado em Direito é um curso que pode ser adotado por faculdades muito pouco sérias. Sem necessidade de muitos equipamentos – uma biblioteca com acervo atualizado já é suficiente – muitos “barracões” são instalados, pretensamente para formar novos advogados.

Quais as Melhores Faculdades de Direito?

As boas faculdades de Direito são muito concorridas, motivo por que diversos estudantes se rendem a se matricular nas chamadas faculdades-supermercado – basta entrar e estudar. Algumas chegam ao absurdo de repetir as provas do vestibular por anos seguidos. São elas as principais responsáveis pelo mercado saturado e pelos muitos advogados desempregados – o mercado fica saturado porque a cada ano surgem mais estudantes de Direito com péssima formação ingressando para competir com concluintes de instituições de excelência.

Confira:

Bons bacharéis e advogados, no entanto, sempre encontram opções para desenvolver a carreira profissional, seja na gestão pública, seja no âmbito privado. O mercado de Direito está cada vez mais aberto, tanto nas empresas, com as assessorias jurídicas, quanto no atendimento particular, nas áreas cível, criminal, empresarial, entre outras. O importante é a boa formação universitária e a atualização permanente.

Para estudar Direito, é preciso gostar bastante de ler, saber escrever bem e conseguir trabalhar com conflitos. O curso é basicamente teórico, demandando muito raciocínio analítico. Com bastante dedicação, a certeza de uma boa colocação profissional está garantida.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *