Movimentação e Armazenagem – Tudo sobre Logística

A logística é muito importante para o bom desenvolvimento de micro, pequenas, médias e grandes empresas, pois se trata da gestão de armazenagem, circulação e distribuição dos produtos oferecidos. Também chamado de sistema de movimentação e armazenagem, a logística gira em torno principalmente de iniciativas criadas dentro das empresas para possibilitar entregas, visando não só um menor período de espera para o cliente, mas também um custo menor para a empresa.

Movimentação e Armazenagem

Movimentação e Armazenagem

Para reduzir os custos empresarias o sistema de movimentação e armazenagem (logística) estuda rotas, meios de transportes, locais para armazenamento do produto e diversos fatores que influenciam neste trajeto empresa-cliente.



Para entender melhor o sistema de movimentação e armazenagem (logística) podemos entender os termos separadamente. A parte que aborda a armazenagem tem como principio o gerenciamento do espaço físico mais adequado necessário para guardar o produto de maneira a preservar seu conteúdo. O local da armazenagem deve levar em conta fatores que tornam a futura distribuição dos produtos de maneira rápida e fácil, como localização, tempo para deslocamento para os principais pontos consumidores, viabilizando assim um menor custo para a empresa.

Curso de Logística

+ Confira também:

A movimentação precisa se atentar principalmente para as rotas as quais os produtos serão submetidos no trajeto fábrica – armazenagem e no trajeto armazenagem – pontos de distribuição/venda. Assim sendo, tal setor deve compreender quais os caminhos que demandam menor custo e maior segurança para a rota dos produtos, oferecendo maior segurança para empresa e clientes, além de assegurar que o produto não sofra danos em sua trajetória.

Em resumo, podemos afirmar que a movimentação e armazenagem (logística) são pontos primordiais dentro de qualquer empresa. É preciso ter as estratégias de logística muito bem planejadas e traçadas antes de executar a distribuição de produtos, pois, o caminho para levar o produto aos maiores polos consumidores é o primeiro passo para firmar um relação de confiança entre cliente e empresa.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *