Motivos para Estudar em uma Faculdade Particular

O ensino superior é uma obrigatoriedade nos dias atuais. Confira os principais motivos para estudar em uma faculdade particular.

Entre 2003 e 2012, o número de universitários brasileiros saltou de 3,8 milhões para mais de sete milhões. O mercado de trabalho está mais exigente e os candidatos, mais preparados. Portanto, fazer uma faculdade é absolutamente necessário para conquistar uma carreira profissional de sucesso. As faculdades públicas, porém, são muito concorridas. A opção é escolher uma faculdade particular. Mas existem motivos para isto?

Publicidade



faculdade particular x pública

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o tempo do PPP (“papai pagou, passou”) já está superado há muito tempo. Estudar em uma faculdade particular exige dedicação. O importante é escolher uma boa instituição. Apenas ano passado, o Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de 613 novos cursos (a maioria em entidades privadas).


No entanto, no mesmo ano, mais de 300 faculdades, universidades e centros universitários (num total de mais de 1.200 cursos de nível superior) avaliadas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) receberam conceitos “1” e “2”; ou seja, não cumprem o seu papel educativo. Estudantes oriundos destas instituições têm poucas chances para atuar na carreira escolhida.

Vantagens de uma Faculdade Particular

Desde que a instituição escolhida tenha boa qualidade, não há problemas em estudar em uma faculdade particular. Mesmo que as mensalidades sejam muito caras (e geralmente são), é possível tentar uma bolsa de estudos através do PROUNI (Programa Universidade para Todos) ou um empréstimo do FIES (Programa de Financiamento Universitário), ambos do governo federal.

O importante é escolher a faculdade particular pela excelência do ensino, e não pela comodidade ou pela baixa concorrência do vestibular. Antes de se matricular, é conveniente visitar as instalações, verificar bibliotecas e laboratórios, conversar com estudantes e conferir o currículo dos professores.

A Plataforma Lattes (www.lattes.cnpq.br), mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um sistema que integra bancos de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições de ciência e tecnologia. Todos os bons docentes mantêm apresentações atualizadas à disposição dos interessados.

Um dos principais motivos para estudar em uma faculdade particular é a certeza de ter aulas. As entidades públicas entram em greve com muita frequência, prejudicando bastante o desempenho universitário. Mesmo com a reposição das aulas, uma vez encerrado o período reivindicatório, o ritmo das atividades acadêmicas sempre sofre prejuízos.

faculdade particular

Vale a pena considerar também que os professores das faculdades particulares não gozam de estabilidade no emprego. Muitos docentes das universidades públicas podem se estagnar na carreira, apenas repetindo as aulas todos os anos. Este é um problema comum a toda a rede de ensino público.

+ Leia também: Vale a Pena Fazer Faculdade Particular?

Ao contrário dos professores da rede pública, os professores das faculdades particulares não têm dedicação integral ao ensino. Eles estão atuando no mercado de trabalho e, com isto, podem estar mais atualizados em relação às exigências dos contratantes.

A concorrência, em uma faculdade particular, geralmente é menor do que nas instituições estaduais e federais. Isto significa que é mais fácil passar no vestibular. Além disto, muitas faculdades privadas já aceitam as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos processos seletivos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *