Montar Negócio com Apenas um Computador é Possível?

Abrir um negócio em casa com apenas um computador pode ser a porta de entrada para uma vida empreendedora.

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras, ter seu próprio negócio, não depender de horários nem de patrões, mas falta o capital inicial necessário para transformar os sonhos em realidade. É preciso saber, no entanto, que existem alguns negócios para montar com apenas um computador. Trabalhando em casa, é possível reduzir as despesas iniciais e fazer um pé-de-meia para futuras ampliações.

Abrir Próprio Negócio com Apenas um Computador

Trabalhar em casa, no entanto, requer disciplina. É preciso definir horários que, mesmo não sendo uma camisa de força – os relógios de ponto foram aposentados pelo no empreendedor – devem servir de parâmetro para tocar os novos negócios. O “espaço” da empresa – mesmo que seja apenas a mesinha do computador – também deve ser preservado: ele é um local distinto do quarto ou da cozinha, por exemplo.



Calcula-se que as famílias brasileiras sejam compostas, em média, por três pessoas (dados do IBGE), mesmo número de pessoas para cada computador vendido no país, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Com tantos computadores, negócios para montar com eles – ou a partir deles – devem se tornar cada vez mais rentáveis.

ter seu negócio em casa

Tutoria de informática

Dissemos “negócios para montar com apenas um computador”, mas este equipamento é uma janela para o mundo. Com um computador conectado à internet, é possível conversar com o mundo todo, pesquisar, trabalhar em locais distantes.

Mas, apesar de a internet ser uma rede mundial, a sua linguagem não é universal. Uma boa ideia para começar negócios com apenas um computador é trabalhar com tutoria de informática. A maior parte dos usuários procura um computador, que já se tornou praticamente um eletrodoméstico, para navegar na internet, fazer pequenos textos e planilhas.

Elas não estão nem um pouco acostumadas com ferramentas simples para eliminar cookies ou arquivos temporários, por exemplo, que, no médio prazo, deixam o computador lento. Da mesma forma, não sabem nada sobre como tratar uma imagem, mesmo que seja apenas com a inclusão de uma legenda.

Nas empresas, recursos básicos do Word e Excel são desconhecidos. Com alguns conhecimentos de informática, é possível oferecer pacotes para empresas e pessoas, inclusive dedicando-se a auxiliar idosos, por exemplo.

manutenção de pc

Técnico de informática

Este profissional precisa de um pouco mais de aprendizado. Ele precisa conhecer hardware e software, preferencialmente tendo cursado o nível médio ou ao menos um bom curso livre. A novidade é que muitos reparos podem ser feitos a distância pela internet.

Sempre será necessário fazer algumas visitas, para corrigir algum problema físico, mas a disponibilidade de horário e o contato com novas tecnologias quase diariamente torna a profissão bastante atraente para quem gosta do novo mundo da informação.

curso de montagem de pc

Hoje um técnico bem recomendado não cobra menos de R$80 por uma visita. Poderá utilizar essa profissão como uma fonte de renda extra nos finais de semana ou depois do trabalho durante a semana. Dez visitas por mês, garantirá algo em torno de R$1.300. Que tal fazer um curso que te ensinará como fazer montagem e manutenção de computadores para se profissionalizar e realiza-la na casa de futuros clientes, ou até mesmo abrir sua loja de informática e receber esses computadores para realizar o conserto.

montar negócio com 1 computador

Diagramação

Muitas empresas contratam os serviços de diagramadores, mas o ideal é procurar trabalhar com duplas de criação autônomas. O serviço é diagramar revistas, panfletos, prospectos, etc., de acordo com a orientação de um web designer. O material pode ser impresso ou publicado na própria internet.

A própria criação de novos projetos gráficos digitais e físicos e uma profissão da nova era. As mídias estão sempre diferentes, como o material para smartphones e tablets. Web designers e redatores criativos podem ganhar um bom dinheiro.

aposentar trabalhando em casa

Programação web

Seja qual for o número de sites, os textos e as soluções criadas para tratar imagens, gráficos e vídeos, nada disto é possível sem a presença do web master, o programador que faz a interface entre programas de linguagem virtual e o material para acesso dos internautas.

A própria criação de um site, com os links para outras páginas, é trabalho do programador. Associado a um web designer, esta dupla pode obter bons resultados no mercado.

É importante considerar que aqui, não se trata de novas empresas, mas de novos negócios a partir de um computador. É importante que os profissionais procurem cursos para dominar outras áreas, como gestão e administração financeira, além de procurarem se formalizar, para obter benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, com isto, ficam amparados em casos de necessidade.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Montar Negócio com Apenas um Computador é Possível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *