Modelo de Carta de Demissão – Como fazer uma?

Cursos Gratuitos // Dicas // Modelo de Carta de Demissão – Como fazer uma?



Na maioria das vezes (aos que já possuem um emprego) um novo emprego significa demitir-se de seu atual posto de trabalho, para aderir a uma nova e melhor jornada em sua carreira profissional, e esse ponto de saber quando continuar em frente pode ser um dos maiores segredos para conquistar o tão desejado sucesso em sua vida. Mas espere, tenha muita certeza do que está fazendo, afinal de contas nos dias de hoje, dependendo das circunstâncias diversas, como a disponibilidade de vagas de seu cargo em sua região onde resida seja limitada, ou já esteja ocupada por profissionais do mesmo setor.

Carta de Demissão

Modelo de Carta de Demissão

Uma boa dica sugerida por especialistas em RH, por exemplo, é perguntar a si mesmo se existe alguma prospecção de crescimento na empresa (se for o caso) que trabalhe atualmente, se vale mais apena pensar no presente, ou resistir mais alguns anos até ser promovido em um cargo superior ao atual, com uma bonificação muito superior a sua nova proposta.  Então, muito cuidado na hora de pedir demissão.

Toda experiência é válida, portanto mesmo que esteja descontente com seu emprego, a cordialidade e educação sempre será bem-vinda em quaisquer fase de sua carreira profissional, certamente você será lembrado sempre com um feedback positivo de seus superiores. Uma carta de demissão escrita educadamente pode evitar que haja ressentimentos e mágoas, seja de seu chefe ou dos colegas funcionários, portanto muita atenção às palavras e explicações perante os motivos do pedido de demissão.

Publicidade

Qualquer reação é provável, seu chefe pode lhe desejar boa sorte e ficar feliz por sua nova oportunidade, quanto ficar furioso e reagir negativamente. Em ambos os casos seja profissional e cortês, com sua resposta, afinal, quem sabe um dia não encontrará novamente seu ex-chefe em outro emprego?

Já tomada a decisão é hora de avisar seus superiores sobre sua vontade. Certamente ele irá perguntar se está certo disso, seja cordial, também é muito provável que lhe pergunte o porquê desta decisão e qual será seu novo emprego, lembre-se de ter pensado anteriormente no que vai dizer, tenha tudo na ponta da língua para não se equivocar na explicação. Cabe lembrar também que você não é obrigado a justificar aos mínimos detalhes a razão de sua demissão.

chefe

Como fazer uma carta de demissão

Dicas para uma carta de demissão cordial

Primeiramente agradeça, mesmo que tenha penado nos últimos tempos de serviço e não ser reconhecido por este mérito. Evite citar mágoas causadas por rancor, no período de suas atividades na empresa, apesar de muitas das vezes querer dizer tudo o que tinha pra falar, deixe pra lá o que não terá mais sentido e valor naquele momento, você não vai querer parecer um sentimentalista ingrato, não é mesmo? Prefira falar sobre suas experiências positivas, e quais valores aprendidos serão guardados para o resto de sua vida, um sinal de um excelente profissional.

Avise com antecedência seu empregador, pois dependendo do cargo, a dificuldade de encontrar outro profissional do mesmo setor seja mais complexo e demorado que possa imaginar, podendo prejudicar a empresa com a ausência de um encarregado a menos na corporação. Existem as leis quanto às questões do aviso prévio, mas prefira comunicar com ao menos duas semanas de antecedência sua decisão.

Faça uma carta com começo, meio e fim. Comece com um parágrafo de agradecimento, lembrando ser positivo, no segundo parágrafo cite o pedido de demissão e quais os motivos profissionais que o levaram a este ponto – esqueça-se da parte sentimental. No ultimo parágrafo agradeça positivamente novamente e encerre a carta.

modelo Carta de Demissão

Dicas de conduta na empresa

É certo lembrar outros aspectos essenciais não hora de redigir a carta. Evite solicitar a ajuda de outros colegas de trabalho, assim, não constrangendo ninguém, os motivos são únicos e exclusivamente seus. Evite também ficar discutindo na hora do serviço seus motivos e razões por estar deixando o cargo, isso pode gerar uma energia negativa e consequentemente atrapalhar os colegas em suas atividades.

Seja exato e direto em suas explicações, a fim de evitar margens de interpretações, em pontos de vista diferentes. Sua carta é um documento, isso quer dizer que muito provavelmente será arquivada na empresa, portanto cuidado com a linguagem grosseira. Dependendo do que, e da maneira que escrever, poderá ser solicitado a sua presença no tribunal.

Exemplo de carta de demissão cordial

Ilmo Sr. Diretor João D. Sagres,

Tem sido uma grande honra trabalhar na Companhia Ziqueland de entretenimento, nesse período de tempo de minha vida. Esta carta é um aviso prévio de 3 semanas, antes de deixar o cargo de Supervisor de mercadorias, sendo meu ultimo dia de trabalho, dia 15 de dezembro de 2014.

Tenho só a agradecer pela grandiosa experiência e mérito profissional de ter trabalhado nesta valiosa empresa.

 Respeitosamente,

 

___________________________

Joaquim de Buenas Salez
  Supervisor de mercadorias

 

São Paulo, 24 de Novembro de 2014.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Dicas , carta de demissão, modelo carta de demissão, modelo de carta de demissao, carta de pedido de demissão, como fazer uma carta de demissao
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...