Mestrado USP – Informações sobre Pós Graduação

Atualmente, os profissionais mais valorizados no mercado de trabalho são aqueles que vão além da graduação no ensino superior. Pós-graduação, Mestrado e Doutorado são peças chaves para quem almeja uma carreira promissora e com boas possibilidades de cargos importantes na área de atuação. E no Brasil, uma das escolas mais concorridas para o ensino superior é, sem dúvidas, a Universidade de São Paulo – USP.

Um pensamento comum é de que apenas os alunos que se graduaram dentro da própria USP tem portas abertas para prosseguir seus estudos de pós graduação na Universidade de São Paulo. Mas isso não é verdade.

Mestrado USP



Processo Seletivo Mestrado USP

Qualquer aluno que tenha completado uma graduação em ensino superior, independente de qual seja a instituição de ensino, poderá participar do processo seletivo para concorrer a uma das vagas no Mestrado da USP. Certificados de conclusão de curso não servem como comprovante da graduação sendo necessário aguardar até ter o diploma em mãos para se candidatar. Cursos com apenas licenciatura de curta duração não são aceitos para o ingresso no curso de mestrado da Universidade de São Paulo.

O mito de que somente alunos da USP conseguem prosseguir com os estudos na instituição é tão falso que até mesmo estudantes estrangeiros podem concorrer às vagas de Mestrado, bastando para isso apresentar a devida documentação, além de documento de identidade válido e de visto (permanente ou temporário) autorizando o candidato a estudar no Brasil.

Como são muitas as áreas de atuação que oferecem mestrado, as avaliações podem conter diversos formatos e matérias. Por isso, cabe ao interessado procurar diretamente o edital desejado. Alguns métodos utilizados para a aceitação do candidato, além da avaliação, são entrevista, avaliação do currículo, avaliação de língua estrangeira e de conhecimento específico da área.

Taxa de inscrição pra o Mestrado USP

Existe a cobrança de uma taxa quando se inscreve para o processo seletivo do Mestrado USP. Porém, esta taxa varia de acordo com cada curso, cabendo ao aluno procurar saber junto ao site oficial da Universidade o valor do curso desejado. Há a possibilidade de isenção da taxa para funcionários da própria Universidade de São Paulo e de outras Universidades (conveniadas), bem como para candidatos  sem condições de pagar o valor (neste caso o aluno deverá pedir isenção da taxa, porém, deverá apresentar documentos que comprovem a necessidade de isenção)

Os Cursos de Mestrado USP

O candidato que deseja realizar seu mestrado na USP poderá concorrer nas seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Engenharia, Letras e artes, Línguistica e Ensino Multidisciplinar.

+ Leia também:

Documentos necessários para o mestrado USP

Currículo Lates Atualizado, Cópia e Original do diploma de graduação (frente e verso), cópia do histórico escolar, certificado de curso de língua (se mencionado no currículo) RG e CPF (original e cópia)  e ficha de inscrição disponível no site da instituição.

Para maiores informações, visite o site da USP: www5.usp.br


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *