Mestrado a Distância Online – Mestrado EAD

O Ministério da Educação (MEC) já aprovou cursos de mestrado a distância em diversas áreas.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Atualizar informações e conhecimentos é fundamental para ser bem sucedido na carreira. Além disto, um título de mestre valoriza o currículo e permite que o profissional dê aulas e realize projetos de pesquisa em sua área de estudos. No entanto, os problemas do dia a dia podem impedir a frequência diária em uma faculdade. Para quem vive preso no trânsito congestionado ou cumpre longas jornadas de trabalho, um mestrado a distância é uma excelente opção para dar continuidade à vida acadêmica.

Mestrado a Distância



Mestrado a Distância

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, isto é, que visa ao aprofundamento em áreas específicas do conhecimento. É preciso cumprir um número determinado de horas-aula e desenvolver um projeto de pesquisa, que, de acordo com a legislação brasileira, não precisa ser original: pode ser o complemento de um projeto já publicado.

O estudo a distância exige disciplina. É preciso organizar as atividades, que na maioria serão feitas isoladamente. O número de dias em que a presença dos alunos é exigida na faculdade varia de acordo com o curso: geralmente são dois dias, além das datas de avaliação. Um mestrado a distância tem duração de três a quatro semestres, ao fim dos quais o aluno deve dissertar sobre sua tese científica e defendê-la ante uma banca de examinadores.

No entanto, os alunos não dependem apenas de si mesmos. Além de aulas gravadas, existem fóruns online de discussão e tutores ficam à disposição dos estudantes, além de apresentar as tarefas e estipular os prazos. O mestrado exige muita dedicação e várias horas de leituras.

Mestrado a Distância

Antes de se matricular no mestrado, é preciso tomar alguns cuidados. Deve-se verificar se o curso é reconhecido pelo MEC, se é bem avaliado e se o corpo docente é formado por professores doutores. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece alguns cursos de mestrado para licenciados que trabalhem na rede pública de ensino. O site da UAB é www.uab.unb.br.

USP, UNICAMP e UNESP, que formam a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) têm vários projetos de mestrado a distância. Basta acessar o site www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é outro exemplo de instituição pública que oferece vários cursos. O site da UFRJ é www.ufrj.br.

Por todo o Brasil, instituições particulares oferecem cursos a distância, não apenas de mestrado, mas também especializações e extensões. Uma pós-graduação deve ser cursada numa faculdade de excelência em sua área. É preciso, depois de escolher a pesquisa, uma boa avaliação, verificando todas as especificidades do curso: corpo docente, estrutura física, informações sobre o mestrado no site do MEC (www.emec.gov.br) e conversas com ex-alunos são úteis no momento da escolha.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Mestrado a Distância Online – Mestrado EAD

  1. Gostaria de fazer meu mestrado se possível online pois trabalho na Polícia Civil do Estado do Pará como investigador e meu tempo é reduzido pelo trabalho realizado, sou Graduada no Direito e fiz minha pós Graduação na UFPA Segurança Pública e Direitos Humanos, tendo estado muito doente a época da apresentação do projeto do TCC, tendo esta servidora não podido apresentar seu pré-projeto e como fui aprovada em todas as materias não ficando reprovada em materia alguma, porém fui impedida de defender o pré-projeto e automaticamente o projeto TCC, por esse fato, venho solicitar que gostaria de fazer meu mestrado na área do homicídio para dar continuidade na pesquisa porque tantas pessoas matam?. Causas e consequencias, e o que de melhor podemos fazer como sociedade para a redução de tantos crimes.

  2. Agradeço a vocês por nos darem oportunidade de estudar e assim desenvolver nossos conhecimentos e assim colaborar para uma sociedade mais dígna e mais justa.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *