Mercado de Trabalho – Cidades e Setores que mais contratam

O mercado de trabalho está em constante movimento e tal fator tem seu lado positivo e negativo na vida do trabalhador. Essa demanda por profissionais pode significar ao mesmo tempo novas contratações e possibilidades para quem busca emprego, porém também pode ser o alerta para quem já está empregado, afinal pode significar demissões.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho atual

O Brasil vive um bom momento em seu mercado de trabalho atual, todos os setores praticamente realizam diversas contratações por dia, isso explica a contratações de 2 milhões de pessoas durante todo o ano passado. Milhares tiveram oportunidades de conseguir o primeiro emprego, milhares realizaram recolocação profissional, e outros milhares conseguiram se empregar em novas vagas de emprego.



Setores que mais contratam

O setor que mais cresceu na criação de novos empregos foi o extrativo mineral, já o setor de serviços foi o que mais empregou na economia formal ano passado com mais de 925 mil novos postos de emprego. O comércio ficou em segundo, com mais de 450 mil novas vagas.

Cidades que mais contratam

Se você é do tipo de profissional que seleciona a cidade de trabalho conforme boas oportunidades e demanda positiva do mercado de trabalho, vale conhecer as cidades que mais contratam e as cidades que mais demitem no Brasil.
Se você busca conhecer cidades que contam com mais possibilidades de efetivação e oportunidades de trabalhos, não há dúvidas: a campeã entre as cidades que mais contratam é São Paulo.

+ Leia sobre “Carreiras promissoras

Mercado de Trabalho

No ano passado foram 206 mil novos postos de trabalho formal, número duas vezes maior do que a cidade que ocupa a segunda posição, Rio de Janeiro, que ficou com 101 mil novas vagas de emprego.
Confira a lista das 10 cidades que mais contratam, segundo o Ministério do Trabalho:

  1. São Paulo (SP)
  2. Rio de Janeiro (RJ)
  3. Belo Horizonte (MG)
  4. Manaus (MA)
  5. Fortaleza (CE)
  6. Recife (PE)
  7. Curitiba (PR)
  8. Brasília (DF)
  9. Porto Alegre (RS)
  10. Goiânia (GO)

Cidades que mais demitem

Agora se você é o profissional que já se encontra empregado e se preocupa com os índices das cidades que mais demitem, o alerta está dado: Itapetinga, localizada na Bahia, é o destaque das cidades que mais demitem. Ano passado houve um corte de 2749 empregos. A cidade é seguida por Estreito (MA) com 2523 perdas de emprego.
Confira a lista das 10 cidades que mais demitiram ano passado, segundo o Ministério do Trabalho:

  1. Itapetinga (BA)
  2. Estreito (MA)
  3. Campo Limpo (GO)
  4. Ipatinga (MG)
  5. Horizonte (CE)
  6. Caraguatatuba (SP)
  7. São Francisco do Conde (BA)
  8. Pontal (SP)
  9. Jeceaba (MG)
  10. Além Paraíba (MG)

Regiões que mais contratam

O Sudeste continua na liderança da criação de empregos formais, com 1 milhão de novas vagas de emprego no mercado de trabalho, significando mais da metade dos empregos criados em todo o Brasil.
Já o Norte, continua com a menor criação de empregos em números absolutos. Nordeste e Sul tiveram um número muito perto de novas contratações, com 329 mil e 328 mil respectivamente, já o Centro-Oeste contratou 155 mil ano passado.

Mercado de Trabalho e Vagas de Emprego

Você sabia que os cursos profissionalizantes ou de capacitação como também são conhecidos, ampliam oportunidades e aumentam salários?

Sim, um estudo feito mostra que a falta de mão de obra qualificada ainda está presente no nosso mercado de trabalho, fazendo com que profissionais qualificados ganhem salários altos por um trabalho de qualidade. O exemplo dado dessa vez foi no interior de São Paulo, onde existe mestres de obras ganhando até R$10 mil.

“Existem mestres de obras ganhando mais que engenheiros, isso porque é ele quem faz a ponte do projeto para os operários. Ele que coordena e faz acontecer. Se o mestre não tem qualificação, ele pode colocar em risco todo um projeto”

E isso não ocorre somente na área de construção civil, mas também nas áreas industriais, de petróleo e gás, de terceirização e outras. Hoje, quem tem uma boa qualificação consegue se empregar com facilidade.
+ Recomendamos a leitura do artigo: Cursos profissionalizantes online com certificado !


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Mercado de Trabalho – Cidades e Setores que mais contratam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *