Melhores Faculdades Particulares do Rio de Janeiro

Foram avaliadas as melhores faculdades particulares e públicas. O Rio de Janeiro não apresentou bons resultados.

De acordo com o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o RUF – Ranking Universitário Folha – em 2013, o Rio de Janeiro possui boas instituições de ensino, mas as melhores faculdades particulares não estão na Cidade Maravilhosa.

faculdades particulares rj



Ranking Folha Faculdades RJ

O RUF pontua seis diferentes critérios: ensino, mercado de trabalho, inovação, pesquisa e internacionalização. Cada item recebe uma pontuação diferente.

Em 2013, a melhor instituição foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (pública), com excelentes 91 pontos, em 3º lugar no ranking. A faculdade particular do Rio de Janeiro mais bem colocada foi a Pontifícia Universidade Católica, na 13º classificação.

No Top 100 das melhores faculdades do país instaladas no Rio de Janeiro, ainda surgem a Universidade Estácio de Sá (89ª posição). Entre as 200 melhores, citando apenas as particulares, estão a Gama Filho, Santa Úrsula, do Grande Rio, Veiga de Almeida, Salgado de Oliveira, Castelo Branco, Cândido Mendes, Severino Sombra, Iguaçu e Católica de Petrópolis.

A pontuação do RUF é a seguinte:

ensino (32 pontos): no item, são mensurados o número de professores com doutorado e dedicação integral à docência;

mercado de trabalho (18 pontos): o resultado é obtido com uma pesquisa Datafolha com mais de 1.600 profissionais de RH do país;

inovação (quatro pontos): são identificados os pedidos de patentes requeridos junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – nos últimos dez anos;

pesquisa (40 pontos): o item leva em conta o total de trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, número de citações recebidas por artigo por pesquisadores e docentes;

internacionalização (seis pontos): quantidade de publicações internacionais em relação ao número de docentes, publicações em coautoria internacional e quantidade de docentes estrangeiros.

O ENADE avaliou as Faculdades do Rio

O exame aplicado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira –, vinculado ao MEC, avalia o desempenho de estudantes ingressantes e concluintes em cursos de graduação, sobre os conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

O exame é obrigatório para os alunos selecionados (o ENADE ainda é feito por amostragem, mas tende a englobar um número maior de estudantes). A periodicidade máxima é trimestral e a ausência às provas impede a emissão do histórico escolar – e, portanto, o exercício da profissão escolhida.

A nota máxima do ENADE é 5 e a média das faculdades brasileiras, 3; instituições que obtenham, na média, conceito 1 ou 2 podem ser punidas pelo MEC com supervisão obrigatória, investimento em equipamentos, laboratórios, bibliotecas, etc., intervenção e até o cancelamento da autorização para ministrar o curso.

Na média obtida em 2013, foram as seguintes as melhores faculdades particulares do Rio de Janeiro (com nota 3, 4 e 5):

nota 5: Faculdade de Economia e Finanças IBMEC; PUC Rio; Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; e Escola Brasileira de Economia e Finanças;

nota 4: Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura; Escola de Direito do Rio de Janeiro; e Instituto A Vez do Mestre;

nota 3: Faculdade Bezerra de Araújo; Faculdade São Camilo; Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas IBMEC; Faculdade Gama e Sousa; Faculdade São Bento; Faculdade CCAA; FATEC do SENAC do Rio; Universidade Gama Filho; Universidade Estácio de Sá; Universidade Veiga de Almeida; Universidade Castelo Branco; Universidade Cândido Mendes; Centro Universitário Augusto Motta; Centro Universitário Metodista Bennett; Centro Universitário Hermínio da Silveira; SENAI-CEMIQT (Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), Escola Superior de Propaganda e Marketing; Faculdade de Economia e Finanças do Rio; Mackenzie Rio; Faculdades Integradas Simonsen; Faculdades Integradas Hélio Afonso; Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música; Escola de Medicina da Fundação Sousa Marques; Faculdade São José; e Faculdade de Enfermagem Luíza de Marillac.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *