As Melhores Faculdades de São Paulo 2016

Algumas são clássicas, outras bem recentes. Bons empregos são reservados para os concluintes das melhores faculdades de São Paulo.

Não basta escolher apenas a carreira: bons profissionais se formam em instituições de excelência, que combinam o ensino e a vivência acadêmica. Estudantes que estão encerrando o nível médio devem se esforçar por entrar nas melhores faculdades de São Paulo, tanto pela formação oferecida, como pelas melhores oportunidades no mercado de trabalho e na carreira universitária.

Publicidade



Em qualquer ranking, as três universidades públicas de São Paulo – USP, UNESP e UNICAMP – surgem logo no topo. Nenhuma delas participa do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, promovida pelo Ministério da Educação e aplicada aos calouros e concluintes dos cursos – e, por isto, não figuram nas avaliações oficiais do MEC.

faculdades de sp


Melhores Universidades Públicas de SP

A USP é a maior universidade pública do país. Apesar de estar perdendo pontos no ranking mundial (atualmente, está na posição 81-90, grupo de instituições de ensino que ocupam estas classificações), ainda é a única universidade brasileira entre as cem melhores do mundo; a USP responde por25% de toda a produção científica do Brasil.

A instituição é a que oferece o maior número de vagas, em seus dois campi na capital e seis no interior do Estado. Em 2010, mais de 90 mil estudantes estavam matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

A UNICAMP está sediada em Campinas (100 km da capital) e também é referência na produção científica: 15% dos estudos e pesquisas publicados em órgãos oficiais de ciência e cultura são assinados por estudantes da instituição.

São 22 unidades de ensino e pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação. Entre os mais de 1.700 docentes, mais de 95% são doutores. Além do campus de Campinas, a instituições mantém instalações em Piracicaba (Faculdade de Odontologia) e Limeira (Faculdade de Ciências Aplicadas e Faculdade de Tecnologia).

Na UNESP, além da qualidade de ensino, outro diferencial se destaca: a instituição mantém atividades em 34 unidades distribuídas em 24 cidades do Estado (um campus na capital, um no litoral e 22 no interior). São mais de 46 mil estudantes. A UNESP gradua cerca de seis mil alunos a cada ano, que contam, durante os cursos com diversos programas de iniciação científica, de educação tutorial e estágios em empresas juniores.

A UNESP oferece 179 opções de cursos de graduação, onde estudam 36 mil alunos. Na pós-graduação, 12 mil estudantes se dedicam a quase 130 programas: 119 mestrados acadêmicos, 13 mestrados profissionais e 101 doutorados. Outros 6,5 mil estudantes se dedicam a mestrados lato sensu.

+ Confira também:

são paulo

Melhores Faculdades Particulares de SP

Algumas faculdades de São Paulo são únicas, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), sediado em São José dos Campos, referência mundial no ensino de engenharia aeroespacial. Já a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) é um dos principais centros de formação de profissionais para a área de saúde. A instituição também oferece outros cursos, como Matemática, Engenharia de Materiais e Ciências Econômicas.

A Fundação Getúlio Vargas administra cursos de Direito, Administração de Empresas e Administração Pública. Em 2013, a faculdade de Direito obteve conceito cinco no ENADE (nota máxima), o que demonstra a qualidade do curso.

Os vestibulandos contam com outras boas faculdades em São Paulo: FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pontifícia Universidade Católica (PUC SP).

Universidade São Judas, Universidade Paulista e Faculdades Metropolitanas Unidas também obtiveram excelentes resultados nas avaliações do MEC. A lista é longa: basta ficar longe das muitas “UniEsquinas” que oferecem os mais diversos cursos de nível superior, mas, na prática, não formam ninguém.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *