Melhores Faculdades de Medicina do Brasil

Cursar uma boa faculdade de medicina é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Uma boa instituição de ensino proporciona uma sólida base de conhecimentos técnicos para o aluno, além de fortalecer também seu currículo.

Quando falamos das faculdades de medicina não é diferente. Por tratar-se de um curso prestigiado, a concorrência por uma vaga costuma ser grande. A Medicina é uma ciência que estuda e investiga a natureza das doenças humanas, suas causas e curas. Por isso, podemos afirmar que a saúde de nós, seres humanos, é o objeto de estudo e de trabalho dos médicos e futuros médicos.

Melhores Faculdades de Medicina do Brasil

faculdade de medicina



De uma maneira geral, os cursos de medicina são bem puxados, exigindo dedicação dos alunos. O período costuma ser integral, com pesquisas, aulas e seminários. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas como patologia e anatomia, partindo, depois, para famosos plantões em hospitais, onde os futuros médicos começam a ter contato prática com a rotina que encontrarão quando se formarem.

Confira: Quanto Custa uma Faculdade Particular de Medicina?

A maior parte das instituições de ensino que oferecem cursos de medicina priorizam desde o início as matérias práticas, para que os alunos se familiarizem desde cedo com as atividades que irão desenvolver no decorrer de suas carreiras.

A partir do terceiro ano eles começam a lidar diretamente com pacientes, quando se iniciam as disciplinas profissionalizantes de atendimento e treinamento. Concluído o curso, chega o momento da especialização, que é feita por meio de dois anos de residência médica.

Para auxiliar os interessados em prestar vestibular de medicina, o Guia do Estudante Profissões elaborou uma lista com as nove melhores faculdades de medicina públicas do Brasil, são elas:

  • Universidade Nacional de Brasília – UNB – Brasília – DF
  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG- Belo Horizonte – MG
  • Universidade Federal de Pernambuco– UFPE – Recife – PE
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre – RS
  • Universidade Estadual Paulista – UNESP – Botucatu – SP
  • Universidade de Campinas – Unicamp – Campinas – SP
  • Universidade Paulista – USP – Ribeirão Preto – SP
  • Universidade Federal de São Paulo– UNIFESP – São Paulo – SP
  • Universidade Paulista – USP São Paulo – SP

Para quem acredita que a concorrência pelo curso de medicina é muito grande nestas instituições, ou não mora em nenhuma dessas regiões, o Guia listou também as melhores faculdades de medicina particulares:

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Curitiba – PR
  • Universidade Católica de Pelotas – UCPel – Pelotas – RS
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – Porto Alegre – RS
  • Universidade Católica de Campinas– PUC-Campinas – Campinas – SP
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo – FCMSCSP (Santa Casa) – São Paulo- SP

Cada uma das faculdades listadas acima possuem suas particularidades com relação ao método de ensino e grade curricular, mas são todas ótimas opções para quem quer ingressar na área da medicina. Depois de formado, neste mercado, o médico pode atuar em hospitais, clínicas privadas, postos de saúde e até em empresas, podendo também montar o seu consultório próprio.

+ Leia: Profissões Bem Remuneradas no Brasil


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *