As Melhores Faculdades de Administração do Brasil

A maioria dos cursos de Administração do país não é bem avaliada pelo ENADE.

Existem mais de 1.700 cursos de Administração autorizados pelo Ministério da Educação no Brasil. Destes, em, 2012, apenas 96 obtiveram a nota máxima no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos instrumentos do ENADE, é baseado em provas objetivas, que correspondem a 55% do conceito aplicado à faculdade.

O restante da nota é calculado com base em fatores como a infraestrutura da instituição e os títulos do corpo docente e a infraestrutura da instituição: a quantidade de mestres pesa 15%, de doutores, 7,5% e de dedicação integral, outros 7,5%.



As melhores faculdades de Administração estão na região Sudeste, especialmente em São Paulo (27 cursos com nota 5 – o ENADE é aplicado em alunos do 1º e último semestres da faculdade). Nenhum curso da região Norte foi incluído na lista de excelência.

faculdade de administração

Melhores Faculdades de Administração

Estes são os dez melhores cursos de Administração, de acordo com o ENADE:

  • Universidade Federal de São Carlos (SP)
  • Universidade Federal de Itajubá (MG)
  • Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho (Belo Horizonte, MG)
  • Faculdade Anglo-Americana de Passo Fundo (RS)
  • Centro Universitário de Votuporanga (SP)
  • Universidade Paulista (campus de Jundiaí, SP)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE, Rio de Janeiro, RJ)
  • Escola Superior de Administração e Gestão da Baixada Santista (Santos, SP)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)
  • Faculdade Redentor (Itaperuna, RJ)

Com relação a cursos a distância, a nota máxima do ENADE foi conferida apenas à Universidade Federal de Santa Catarina e à Universidade de Brasília. Cursos de graduação tecnológica correlatos também foram bem avaliados: Gestão Comercial (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Gestão de Micro e Pequenas Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Processos Gerenciais (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro).

+ Confira também:

Outras avaliações

No entanto, nem sempre a nota obtida pela instituição no ENADE se traduz em reconhecimento por parte do mercado. Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que as melhores faculdades de Administração, na visão do empresariado, são a Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (EAE-FGV) e a Faculdade de Economia e Administração da USP. Assim, como UNICAMP e UNESP, a USP também não participa da avaliação de cursos proposta pelo governo federal.

Completam a lista do RUF (Ranking Universitário Folha, o nome oficial do levantamento) os cursos da Universidade Mackenzie (SP), PUC (SP), Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Estácio de Sá (RJ), Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Paulista, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Ceará.

Na visão dos acadêmicos, as melhores faculdades de Administração são: EAE-FGV, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER, São Paulo), Universidade Federal do Rio de Janeiro, EBAPE, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Maria (RS), Universidade Federal de Uberlândia (MG) e Universidade de São Paulo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *