Dicas para Melhorar a Qualidade de Vida

A correria do dia a dia pode prejudicar a saúde integral, mas, com algumas dicas, é possível melhorar a qualidade de vida.

O modo de vida ocidental é responsável por sua série de problemas: sedentarismo, jornada de trabalho excessiva, muito tempo perdido no trânsito e as preocupações rotineiras provocam sobrepeso, afetam a capacidade cardiorrespiratória e predispõem ao estresse. Mas mesmo com a agenda lotada, é possível melhorar a qualidade de vida, seguindo dicas simples.

qualidade de vida



Como Melhorar a Qualidade de Vida

Comece o dia se espreguiçando. Ajuste o despertador para cinco minutos antes do horário habitual e faça um bom alongamento. Isto ajuda o organismo a retomar as atividades de vigília. Em seguida, tome um bom café da manhã. Há um ditado popular que afirma que “devemos tomar o café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”.

O desjejum fornece os nutrientes necessários para iniciar as atividades do dia. Inclua pequenos lanches entre as refeições principais. Basta uma fruta ou barra de cereais. Isto prolonga a sensação de saciedade e evita os exageros à mesa.

Se você é sedentário, é hora de começar a se movimentar. Não é preciso se matricular numa academia ou se associar a um clube logo de imediato: uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, é o suficiente para os iniciantes. Durante o trajeto, olhe para as pessoas, o ambiente, e sorria bastante.

O sorriso movimenta 28 músculos faciais e acelera a produção da betaendorfina, hormônio que combate o estresse. O ato de caminhar libera outras endorfinas, conferindo bem estar que se amplia à medida que os exercícios são incorporados ao dia a dia.

melhorar qualidade de vida

Cumprimente as pessoas que você encontra no decorrer do dia. Conversar em família logo pela manhã estreita os laços, permite conhecer melhor cada parente e até evita eventuais problemas causados pela falta de diálogo. Siga o dia dando um “bom dia” caloroso para porteiros, ascensionistas, o atendente do cafezinho. Mas não se esqueça de que o “bom dia” deve ser real: um desejo verdadeiro de que a pessoa tenha realmente um dia produtivo e saudável.

Por mais agitado que seja o dia, na lida da casa ou no escritório, reserve algumas pausas para movimentar braços e pernas e dar um descanso aos olhos. Muitas pessoas passam horas diante de um monitor, e isto provoca cansaço visual. Levante-se, tome um cafezinho, observe a paisagem da janela por alguns instantes. Se o ambiente de trabalho for muito rígido, aproveite o tempinho no banheiro para estas atividades. Em tempo: nunca passe mais de três horas sem esvaziar a bexiga.

O tempo perdido no trânsito também pode ser aproveitado para alongamentos, diálogos imaginários, ouvir música e audiolivros. O congestionamento nosso de cada dia é inevitável e irritar-se com ele não leva a nada.

Em algumas noites, esqueça o controle remoto e dedique-se a conversas em família. Jogos de tabuleiro são excelentes opções para resgatar a convivência entre pais e filhos. Durante o jogo, o diálogo flui naturalmente e eventuais pausas não se tornam desagradáveis, já que a atenção está na estratégia a ser adotada.

Namore bastante. A vida sexual é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Descubra novas posições, introduza jogos, seduza o parceiro como se fosse o primeiro encontro e, depois disto, tenha uma boa noite de sono e seja feliz.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *