6 Dicas para Perder o Medo de Falar em Público

Saber falar bem em público é uma exigência não só do meio corporativo, mas também do meio estudantil. Seja em uma apresentação de tese, projeto ou proposta, a comunicação assertiva é essencial no perfil de um bom estudante ou profissional.

Seguindo algumas dicas básicas, é possível perder o medo de falar em público. Abaixo, selecionamos 6 dicas essenciais para quem precisa perder o medo e se dar bem em qualquer apresentação em público. Confira!

medo de falar público



Dicas para Superar o Medo de Falar em Público

Confiança em si mesmo: Acredite na sua capacidade de realizar uma boa apresentação. É imprescindível ter autoconfiança e ter em mente apenas resultados e pensamentos positivos.

Conhecimento do público: Direcione a sua comunicação exclusivamente ao seu público. Por isso, é necessário conhece-lo muito bem, a fim de saber quais técnicas podem ser mais satisfatórias, como recursos audiovisuais, participações do público etc.

Organização da apresentação: Organize de forma coesa a sua apresentação. Respeite o cronograma, para que não se perca no assunto. Distribua as informações entre introdução, desenvolvimento e conclusão.

Domínio do assunto: Prontifique-se a apresentar um tema apenas se realmente dominá-lo. Para isso, não hesite em treinar em casa, em frente ao espelho. Procure treinar também como o tema será abordado, perante o público.

curso oratória

Erros de português e fluência verbal: Enquanto apresenta o seu conteúdo, é imprescindível estar com o português afiado. Além de oferecer um material visual bem escrito, é importante falar claramente e de forma correta.

Manter boa postura e bom tom de voz: Durante uma apresentação, é interessante manter-se tranquilo e confiante. Evite permanecer-se curvado, já que isso demonstra insegurança e timidez. Quanto ao tom de voz, tenha em mente de que todos os presentes devem compreender a sua mensagem de forma clara e sem dificuldades. Encontre um tom de voz ameno, mas que seja ouvido por todos.

Uma boa dica para falar em público tranquilamente é direcionar as palavras. Olhe nos olhos dos espectadores, criando uma relação íntima, espontânea e natural. Desta forma, será bem mais fácil apresentar-se!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *