Me Formei, e Agora? Como Procurar um Emprego?

Após conquistarem um diploma de ensino superior, a maior dúvida dos recém-formados é: “Como conseguir um bom emprego?”. Antigamente, os candidatos que possuíam terceiro grau eram destaque, tornando mais fácil a procura por emprego e, consequentemente, a contratação. Porém, atualmente, atualmente, o número de universitários cresceu consideravelmente, dificultando mais a busca pelo emprego.

Neste artigo, selecionamos 8 dicas para recém graduados procurarem emprego. Estas dicas são valiosíssimas e, se utilizadas corretamente, podem ser ótimas aliadas na busca pelo primeiro emprego pós-faculdade.

recem graduados



Seja rápido: Terminando a faculdade, procure um emprego

Muitos estudantes sentem-se tentados em descansar alguns meses, depois de concluir a faculdade. Todos sabem que a vida universitária cansa, mas, quanto mais rápido iniciar a busca por uma colocação, mais rápidos os resultados virão.

Lembre-se que os processos seletivos das empresas possuem diversas etapas, podendo durar por até seis meses. Além disso, quanto mais tempo passar, mais conceito e teoria você poderá esquecer.

Valorize seu currículo

Mesmo que suas experiências profissionais anteriores não sejam da mesma vertente de sua formação, inclua-as no currículo profissional. Qualquer experiência anterior com atendimento a clientes ou até mesmo com a rotina de um trabalho remunerado será importante nesta fase.

Confira: Como Fazer um Bom Currículo – Modelos e Dicas

Analise as oportunidades

Apesar de conseguir um emprego depois da faculdade ser o foco principal, não é por isso que deve-se aceitar qualquer proposta.

Analise os prós e os contras da vaga oferecida e veja se ela realmente tem a ver com o seu perfil, mesmo pertença à sua área de formação.

Invista no Trainee

Uma boa maneira de conseguir uma colocação no mercado, é partir para os trainees. Traines são semelhantes a estágios, com o diferencial de ser direcionado a estudantes recém-formados.

As grandes empresas possuem programas de trainee anuais, que visam contratar novos talentos e inovar a sua rede de colaboradores. Além de oferecer experiência remunerada, as chances de efetivação são bem grandes.

Abuse do seu network

O famoso “boca a boca” pode ser uma boa saída na hora de procurar um novo emprego.

Não sinta vergonha em contatar seus familiares, ex-colegas de trabalho ou de estágio e informa-los sobre a sua vontade de arrumar um emprego.

+ Confira: Networking – O que é? Conceito e Importância

Prepare-se para as entrevistas de emprego

Mesmo que não tenha sido chamado para nenhuma entrevista de emprego, treine as suas atitudes.

Fale em frente ao espelho, regule o tom de voz e treine respostas para as perguntas mais comuns dos processos seletivos.

Mostre maturidade e profissionalismo

Um recrutador dará mais atenção a uma conta de e-mail séria e redes sociais com conteúdo inteligente.

Lembre-se de checar todos estes itens, pois, desta forma, os contratantes perceberão que você é um profissional sério e que está em busca de uma boa colocação fixa de emprego e não mais um estudante universitário brincalhão.

Mantenha a calma

Em um primeiro momento pode ser difícil para um recém graduado encontrar um novo emprego. Porém, lembre-se de que o mercado é grande o suficiente para receber estes novos profissionais.

Mantenha sempre a calma e não entre em pânico. Saiba que a sua vez irá chegar e o seu novo emprego também!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *