A Importância de se Ter um MBA: Vale a Pena?

MBA é uma abreviação inglesa de Master in Business Administration que, quando traduzido para português significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se, portanto, de um curso de formação para executivos nos segmentos da administração, costuma-se estudar matérias voltadas para as finanças, a contabilidade, os recursos humanos e marketing, por exemplo.

Embora o MBA tenha um grau de mestrado, no Brasil essa equivalência não é reconhecida dessa forma, sendo compreendido como um curso de especialização. A aquisição do título de mestre que seja reconhecido no Brasil é proveniente da frequência a escolas renomadas no exterior, em que ainda haja esse tipo de diferença, bem como há um maior ganho de experiência por parte dos estudantes ao participarem de outras culturas diferentes das suas.

MBA: Vale a Pena Fazer?

mba



Para se cursar um MBA, é preciso que o candidato já tenha alguma experiência no mercado de trabalho por pelo menos três anos, tenha fluência na língua inglesa, especialmente se esse curso se dará fora do Brasil, de modo que seu currículo profissional e sua entrevista transmitam muito claramente essas habilidades e aptidões. Com um MBA, o profissional aprenderá como administrar uma empresa, podendo abrir seu próprio negócio ou trabalhar dentro de um grupo.

O curso de MBA não costuma ser barato, podendo ter o valor variando conforme a matéria selecionada, a escola escolhida, a duração e qualidade das aulas. Caso o MBA seja cursado fora do Brasil e sua realização se der em uma escola mais renomada, suas despesas poderão entornar 120 mil dólares. Entretanto, o investimento é válido, uma vez que as possibilidades oferecidas pelo mercado depois de formado, o compensarão.

Dica: de acordo com uma lista divulgada no ano de 2014 pelo jornal inglês Financial Times, o melhor MBA está no Harvard Business School, o segundo lugar vai para o Standford Graduate School e o terceiro lugar para London Business School. Vale ressaltar que o Instituto Coppead de Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro ficou na 79ª posição entre os cem melhores da lista.

Assim, sempre em busca de qualificação e de destaque no mercado de trabalho, o curso de MBA é uma alternativa de aperfeiçoamento do currículo dos profissionais, pois, com ele pode-se criar um networking, impulsionando suas chances de se conseguir um emprego diferenciado, bem como se tornar um especialista em sua área de atuação e se abrir à possibilidade de se reciclar no trabalho, uma vez que a atualização e a manutenção das novidades em seu setor são primordiais no curso de MBA.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *