MBA – Vale a Pena Fazer? Confira as Vantagens!

Até os anos 1970, curso ginasial e datilografia eram pré-requisitos suficientes para se obter um bom emprego. Para prestar o sonhado concurso do Banco do Brasil, sinônimo de status, estabilidade e altos salários, apenas estas duas exigências bastavam. Hoje, no entanto, o mercado está mais competitivo e mesmo um curso de nível superior pode não ser suficiente para a obtenção de uma boa vaga de trabalho.

Por este motivo, surgiram nos últimos 15 anos os cursos de MBA, ou master business administration. Trata-se de uma especialização em uma das áreas cursadas durante a graduação. Por exemplo, recursos humanos, marketing ou administração contábil. O MBA, mestrado em administração de negócios, nome herdado dos EUA – apesar de não ser uma pós-graduação stricto sensu, que concede o título de mestre, de acordo com a legislação brasileira – garante um diferencial não apenas para quem procura o primeiro emprego, mas também para as promoções e a evolução na carreira profissional.

MBA



O MBA se mostra como grande diferencial

Apesar de a fase pós-universitária coincidir com outros momentos importantes da vida, como o casamento e o nascimento dos filhos, quem encerra os estudos após a faculdade pode ser visto como alguém que estagnou, acomodou-se na carreira ou pior: alguém desatualizado na carreira que escolheu. A pós-graduação é encarada inclusive como uma forma de ampliação do networking, a rede de relacionamentos com clientes, colegas e possíveis futuros empregadores.

Cursar MBA, além de ampliar os conhecimentos na área de atuação, funciona como um chamariz. É como se formasse como um sinalizador que diz: “estou no mercado, ampliando meus contatos, habilidades e qualificações; não estou satisfeito com o que tenho, quero obter cada vez mais”.

Como funciona a contratação

Atualmente, quem inicia a trajetória profissional na área de administração quase sempre começa como trainee, que em bom português significa aprendiz, alguém em treinamento para obter experiência. Grandes empresas fazem uma espécie de “peneira” com concluintes dos cursos de administração de empresas, economia e ciências contábeis.

+ Já leu? Confira: Perfil Profissional – O que as Empresas querem?

O acesso cada vez maior ao ensino superior, garantido por programas como o PROUNI (Universidade para Todos, do governo federal, bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições de ensino particulares) e o aumento de vagas nas universidades públicas, ao mesmo tempo em que amplia a escolaridade dos brasileiros, torna o recrutamento e seleção cada vez mais exigente.

Com tantos candidatos disponíveis, os departamentos de recursos humanos precisam estabelecer critérios que funcionais como um funil, para filtrar os melhores perfis. Dominar mais um idioma, especialmente o inglês e o espanhol, e prosseguir nos estudos acadêmicos é uma demonstração de persistência e determinação na conquista de novas habilidades e capacidades.

MBA

Como escolher o curso MBA

Quem já está atuando numa boa empresa deve investir na sua área profissional, sempre respeitando suas vocações. Por exemplo, quem tem propensão para a área de marketing, mas conseguiu um emprego na área contábil só deve decidir por investir nesta área se entender que pode ficar satisfeito trabalhando com contabilidade.

É importante lembrar que alguém que não é feliz com o que faz durante a maior parte do tempo que passa acordado – durante a maior parte da vida adulta – dificilmente conseguirá se destacar e obter sucesso.

Uma vez decidido que a atividade que desenvolve é realmente a sua “praia”, o profissional deve dedicar-se cada vez mais a ela. É preciso procurar cursos de qualidade e reconhecidos no mercado. De nada adianta cursar um MBA na faculdade “barracão”, como são conhecidas as instituições de ensino de má qualidade, que nada agregam à formação acadêmica ou ao currículo.

O que é MBA?

Master business administration é um curso de especialização, o que significa aprofundar os conhecimentos numa área determinada, que aumenta as opções de emprego e valoriza o profissional na empresa em que presta seus serviços. Quem pretende ampliar os estudos de forma generalizada deve procurar outros cursos de pós-graduação lato sensu ou, se for o caso, escolher uma pós stricto sensu, para quem se interessa em seguir a carreira acadêmica, tornando-se professor universitário.

Todas estas opções – especialização, pós-graduação lato e stricto sensu – agregam valor ao currículo e aumentam o nível de satisfação. É muito importante avaliar detidamente o que se espera para o futuro pessoal e profissional. Ampliar e aperfeiçoar as qualificações são fundamentais para o sucesso, e também para garantir a felicidade, única forma de ter sucesso na vida.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “MBA – Vale a Pena Fazer? Confira as Vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *