Como Seguir Carreira na Marinha e Quais os Salários

Uma das instituições nacionais destinadas à manutenção da segurança, a Marinha oferece boas opções de carreira.

As Forças Armadas são essenciais para a defesa da pátria e garantia dos poderes constituídos, da lei e da ordem. A Marinha é a Força mais antiga do país e tem como principal função a manutenção da integridade de nosso litoral, contando com navios-tanque, aeródromos, escolas, de socorro submarino, de transporte de tropas e de carros de combate, fragatas, corvetas, além de submarinos e dos helicópteros, administrados pela Aviação Naval Brasileira.

São muitas as carreiras oferecidas pela Marinha, inclusive para mulheres – desde 1980, elas são admitidas para o desenvolvimento de tarefas administrativas.



O ingresso na Marinha, assim como no Exército e Aeronáutica, é franqueado a todos os brasileiros que cumpram as exigências legais. O acesso ocorre por incorporação (através do alistamento militar obrigatório), matrícula ou nomeação (através de concursos públicos).

marinha

Concursos para a Marinha

Os candidatos do sexo masculino com nível fundamental concluído podem se inscrever para o Corpo da Armada, com vagas no Colégio Naval, na Escola de Aprendizes Marinheiros ou no curso de formação de fuzileiros navais. Os candidatos com nível médio podem optar pela Escola Naval (sediada no Rio de Janeiro) ou por se tornar sargentos músicos.

Após três anos de estudos no Colégio Naval, os alunos da Marinha têm acesso direto à Escola Naval, com cursos de nível superior com quatro anos de duração. Ao fim deste curso, estes militares são declarados guardas-marinha e podem seguir carreira nos quadros de oficiais da Marinha.

Quem tem curso técnico em diversas áreas, como administração, eletrônica, mecânica, patologia clínica, processamento de dados, etc., pode iniciar sua carreira na Marinha integrando o Corpo Auxiliar de Praças ou o Quadro Técnico de Praças da Armada.

São as seguintes as opções para os graduados em nível superior: Quadro Complementar da Armada, Quadro Complementar de Fuzileiros Navais, Quadro Complementar de Intendentes (administradores, contabilistas e economistas), Quadro Técnico (comunicólogos, licenciados em Letras, bacharéis em História, Estatística, Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Direito e Computação), Quadro de Médicos, Quadro de Cirurgiões-Dentistas, Quadro de Apoio à Saúde, Quadro de Engenheiros, e Capelães Navais (sacerdotes da Igreja Católica e pastores da Igreja Assembleia de Deus).

Mulheres com nível médio podem frequentar a Escola Naval ou se tornar sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. Quem cursou o ensino técnico pode integrar o Corpo Auxiliar de Praças. As candidatas também podem concorrer ao ingresso nos quadros Técnico, de Médicos, de Cirurgiões-Dentistas, de Apoio à Saúde, de Engenheiros e de Capelães.

marinha do brasil

As Carreiras na Marinha

A carreira na Marinha ocorre de duas formas: como praças (marinheiros, cabos, sargentos e subtenentes) e oficiais. Primeiros-tenentes, segundos-tenentes e guardas-marinha são os oficiais subalternos; capitães-tenentes são os intermediários; capitães de mar-e-guerra, capitães de fragata, capitães de corveta e capitães-tenentes são os superiores. Os oficiais generais da Marinha são o contra-almirante, vice-almirante, almirante de esquadra e almirante, o cargo máximo da corporação.

Os oficiais estão divididos entre o Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros, Corpo de Intendentes, Corpo de Engenheiros, Corpo de Saúde e Corpo Auxiliar. Os praças desenvolvem suas atividades no Corpo de Praças da Armada, Corpo de Praças dos Fuzileiros Navais e Corpo Auxiliar de Praças.

A ascensão em uma carreira da Marinha, além dos pré-requisitos de escolaridade, depende de disciplina, proatividade, dedicação e esforço.

EFOMM: Como Ingressar?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Seguir Carreira na Marinha e Quais os Salários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *