Mais Educação 2014 – O Projeto do MEC

Cursos Gratuitos // Ministério da Educação // Mais Educação 2014 – O Projeto do MEC



O objetivo do Programa Mais Educação é oferecer escola em período integral para crianças e adolescentes.

Criado em 2008, o Programa Mais Educação visa oferecer atividades optativas aos alunos de escolas públicas. Com a adoção do programa, a escola garante acompanhamento pedagógico (em matemática, letramento, línguas estrangeiras, história e geografia, ciências, filosofia e sociologia), esporte e lazer, artes, cultura, educação científica, meio ambiente, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, ciências e educação para o consumo consciente.

O programa é coordenado por dois órgãos do Ministério da Educação (MEC): Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Diversos ministérios participam deste esforço de implantação do ensino integral no país, como os dos Esportes, Ciência e Tecnologia, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.

Mais Educação

Publicidade

Projeto Mais Educação

Os recursos para as atividades são garantidos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola, que repassa valores para o pagamento dos salários dos monitores e para o custeio do material necessário.

A operacionalização é simples: em um período, os alunos assistem às aulas regulares, de acordo com a grade curricular estabelecida pelos conselhos estaduais de educação; no outro período, participam dos programas definidos pelas instituições de ensino, para tornar o ambiente escolar mais atraente. O Programa Mais Educação também pretende melhorar o aproveitamento no aprendizado, usando como base os resultados da Prova Brasil e também informações socioeconômicas da região em que é implantado (o chamado Índice do Efeito Escola). A Prova Brasil é aplicada aos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e também do 3º ano do ensino médio.

O Programa Mais Educação começou a ser implantado nas regiões das capitais e regiões metropolitanas que apresentam baixos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foi implantado inicialmente em 1.380 escolas de 55 cidades brasileiras, distribuídas em todas as unidades da federação, beneficiando 1,5 milhão de estudantes. Em 2010, o número de crianças e adolescentes atendidos chegou a três milhões.

Mais Educação

O programa pretende atingir todos os municípios com mais de 160 mil habitantes. O critério foi estabelecido a partir de estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o Mais Educação está integrado ao Brasil sem Miséria, que pretende beneficiar 16 milhões de brasileiros cuja renda mensal per capita é inferior a R$ 70 mensais.

Apesar de não ser o foco principal, o Mais Educação também contempla crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência, segmento da população facilmente cooptável pelo tráfico de drogas e o crime organizado: ao permitir que os alunos passem o dia todo na escola, torna-se mais difícil o envolvimento infracional, já que os jovens deixam de permanecer nas ruas, sem nenhuma atividade dirigida, em locais com poucos ou nenhum equipamento público de lazer e cultura.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Ministério da Educação , ministerio da educação cursos gratuitos, cursos online ministério da educação
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Mais Educação 2014 – O Projeto do MEC"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Wander disse:

    Gostaria de saber porque esse projeto todos os anos tem problemas para iniciar, só começa atrasado todos os anos na área das Escolas Publicas da cidade de Mossoró e fazer o pagamento dos monitores, minha nossa a Gerencia da prefeitura toda vez procura um problema para que esse repasse não chegue em nossas mãos da forma que deveria chegar com data certa e valor certos, gostari ade pedir atenção com relação a esses detalhes sou monitor do projeto a 4 anos e não jevo esses problemas com as escolas do Estado. Obrigado pela atenção gostaria de alguma resposta!

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...