Logística Empresarial – O que é? Cursos e Informações

Gestão de estoques, armazenagem, distribuição, compras e transporte são atividades da logística empresarial.

A logística empresarial nasceu com o desenvolvimento industrial e urbano verificado no século XIX. O crescimento das cidades exigiu a criação de estratégias para que a produção agropecuária chegasse aos habitantes dos grandes núcleos e também para que a população rural tivesse acesso a insumos, equipamentos e artigos de consumo.

Desde a escolha da matéria prima até a chegada do produto ao consumidor final, passando pela linha de produção, por distribuidores e revendedores, a logística empresarial visa à máxima eficiência, com desperdícios, perdas e custos mínimos. Não basta apenas que o produto chegue ao ponto de venda: é preciso que isto ocorra com rapidez e qualidade, para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.



logistica empresarial

Logística Empresarial

Atualmente, a logística empresarial é vista como uma forma de obter vantagens competitivas. Quanto melhor for o planejamento e operacionalização do fluxo, do ponto de origem ao ponto de consumo. A redução de investimentos na produção, sem perda da qualidade, barateia o preço final e, aliada a outras estratégias administrativas, como as ações de marketing, provoca o aumento e fidelização dos consumidores.

Atividades desenvolvidas

As atividades principais da logística empresarial são o transporte, manutenção de estoques e processamento dos pedidos. São ações fundamentais para a redução de custos e otimização dos serviços. As demais atividades relacionadas à área são: armazenagem, embalagem, suprimentos e sistemas de informação, que podem ser consideradas ações de apoio.

A gestão de compras é outro ponto importante, que envolve a escolha do fornecedor (tendo em vista preço, qualidade e prazos de entrega) e o armazenamento da matéria prima e sua distribuição pelos setores operacionais da empresa. O planejamento deve ser muito cuidadoso, para impedir, por exemplo, que máquinas e operários fiquem ociosos por falta de material para processar.

O transporte é um ponto crucial na logística: é o envio dos produtos para dos distribuidores. É preciso escolher o melhor meio – rodoviário, ferroviários, aéreo, etc. –, sempre avaliando custos, rapidez e eficiência. O transporte rodoviário é o mais usado no Brasil e, portanto, é preciso antecipar possíveis problemas no trânsito. A legislação brasileira a respeito dos caminhoneiros mudou, reduzindo a carga horária de trabalho e, por isto, os profissionais de logística empresarial estão replanejando suas ações, para garantir o fluxo adequado das mercadorias.

logistica empresarial

Cursos no Brasil de Logística

A legislação brasileira permite o funcionamento de cursos de logística em nível médio (técnico), graduações tecnológicas e especializações.

Os cursos técnicos de logística estão presentes em boa parte das cidades brasileiras e existem opções presenciais e semipresenciais. Os salários de um técnico recém-formado giram em torno de R$ 1.300. Os pré-requisitos para entrar nestes cursos variam de Estado para Estado.

Os cursos tecnológicos de logística apresentam a vantagem de serem mais rápidos; geralmente, o estudante recebe seu certificado (de nível superior) em apenas quatro semestres. Existem faculdades públicas e particulares. O salário inicial médio é de R$ 2.500.

+ Curso Online de Logística com Certificado: www.cursogratisonline.com.br/logistica-faculdade-cursos-e-profissao-em-alta

Diversas instituições oferecem MBA (Master Business Administration) em logística, destinados a economistas, administradores, tecnólogos. Por fim, existem cursos livres, pagos e gratuitos, feitos presencialmente ou online.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *