LinkedIn – O que é? É Importante para a Carreira e Profissão?

Fundada no mês de dezembro do ano de 2002, mas lançada oficialmente no dia cinco de maio do ano de 2003, a LinkedIn é uma rede de negócios similar às redes virtuais de relacionamento, mas que se diferencia por ser direcionada e utilizada por profissionais dos mais diversos ramos de atuação.

Com mais de 16 milhões de adeptos registrados só no ano de 2007, número que incluía indústrias e serviços de todos os lugares do mundo, já em 2011, esse número subiu para 135 milhões de usuários espalhados por todo o mundo.



O projeto é disponibilizado em sites em inglês, em francês, em alemão, em romano, em russo, em turco, em japonês, em italiano, em espanhol e em português. E, segundo as estatísticas, a LinkedIn é a rede de negócios mais acessada pelos norte-americanos, seguido dos indianos e dos brasileiros que, por sua vez, já somam mais de quinze milhões de adeptos. Atualmente, quem dirige a LinkedIn é o empresário Dan Nye e a sede do projeto está em Mountain View, na Califórnia.

Em linhas gerais, o LinkedIn é uma plataforma de currículo online, em que se possibilita que todo usuário possa estar sempre conectado a seus amigos, bem como com os contatos desses amigos e a demais usuários, todos voltados para o intuito profissional.

linkedin

A ideia de rede é a mesma do que as demais mídias sociais, entretanto, se o propósito é a expansão de um perfil profissional, isso significa que a visualização de seus interesses de trabalho será multiplicada incontavelmente entre todos os participantes da rede.

Assim, quanto mais completo e interessante é a formatação e a configuração do perfil profissional dos usuários do LinkedIn, maior será a repercussão e a contrapartida de suas visualizações. Ao seguir grupos e empresas na rede, por exemplo, as chances de se conseguir uma colocação no mercado de trabalho aumentam. Desse modo, a proposta do LinkedIn é a de levar para o modo online o currículo profissional dos usuários, assim como, aumentar a sua possibilidade de conseguir um emprego.

Com isso, deduz-se que o LinkedIn é uma ferramenta virtual que otimiza as relações entre os profissionais pelo mundo, bem como conecta esses amigos profissionais sejam eles conhecidos ou desconhecidos pessoalmente, é capaz de realizar o marketing pessoal digital, uma vez que lança mão da configuração de um currículo online, facilita a busca por empresas e serviços, além de agilizar a vida social virtual dos profissionais usuários.

linkedin brasil

Dicas para Melhorar seu Linkedin

Coloque uma foto profissional, pode ser uma foto similar a do seu crachá na empresa atualmente, ou mais formal. Cabelo penteado, fundo neutro e uma roupa formal ajudam seu perfil a ter mais seriedade.

O que colocar no conteúdo do LinkedIn? Simples, você pode colocar seu curriculum vitae, acrescentando projetos acadêmicos e voluntários que participou no decorrer da sua vida profissional. Dê atenção ao “headline” (a linha que irá aparecer abaixo do seu nome no perfil), a menção colocada ali irá se destacar no seu perfil, já no sumário ficará suas principais qualificações profissionais e experiências.

perfil linkedin

Como funciona as palavras chaves do Linkedin?

Nossos analistas detectaram que todo ano é feito levantamento das palavras chaves mais usadas pelos usuários da rede social LinkedIn. Ano passado, a mais utilizada foi “responsável”. Entre as dez mais também estão “estratégico”, “dinâmico” e “multinacional”.

Infelizmente essas menções tornam seu CV clichê, é fundamental que você seja autêntico, isso o fará se destacar dos demais perfis. É visível que não adianta colocar “criativo” e os fatos não comprovarem tal percepção de criatividade.

Seja sempre verdadeiro, não minta sobre suas qualificações profissionais e certificados.

Procure ter recomendações de experiência profissional, seja elas de chefe ou de ex-colegas de trabalho que tiveram contato mais próximo a você. Outra dica bacana é fazer seu perfil no Linkedin em inglês caso seja fluente na língua e esteja procurando uma vaga em uma multinacional, mesmo que você não busque oportunidades fora do país.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *