10 Dicas para ter uma Liderança de Sucesso

De acordo com o coach Homero Reis, “Liderança é uma função social, na qual o líder é aquele que foi reconhecido pelo grupo social em que atua”. Ninguém nasce líder: aprende como se tornar um.

Considerando esta teoria, selecionamos em nosso artigo 10 dicas valiosíssimas para uma liderança de sucesso, disponibilizadas pelo próprio especialista. Saiba como dar um “upgrade” em sua carreira, tornando um excelente líder em sua empresa.

liderança



10 Dicas para uma Liderança de Sucesso

1. A visão de mundo do líder não é a melhor e única – Um bom líder é capaz de enxergar outras realidades, além de sua própria. Por isso, quando é exposto à opiniões contrárias, o líder não deve bater sobre quem está errado ou certo, mas sim analisar os outros pontos de vista, extraindo o melhor e aprendendo.

2. Conhecimento sobre a expectativa da equipe – Para ser um bom líder, é necessário saber exatamente quais as metas e expectativas de sua equipe. Um líder de sucesso deve aprender com sua equipe e com as suas rotinas, de modo que as expectativas sejam sempre superadas.

3. Cada contexto exige um líder – Nenhum profissional pode ser líder por todo o tempo. A cada nova mudança de contextos, novas formas de liderança são exigidas. Para se manter como líder por um longo período e ultrapassando estas mudança, é preciso se adequar ao novo quadro, ou ainda transformar a liderança em carisma.

4. Aprendizagem de novas competências para a formação de boas equipes – Diariamente, muitos problemas inesperados podem surgir em uma empresa. O líder deve estar preparado para solucionar, rapidamente, tais complicações. Para isso, deve aprender de forma efetiva, adquirindo eficientes competências.

5. Liderança significa relacionamento – O bom líder mantém um excelente relacionamento com sua equipe. É impossível praticar uma boa liderança trancado em sua. Interação é a palavra chave!

6. A Inspiração está ao lado – Um grande erro dos líderes atuais é buscas inspiração em grandes ícones do mercado. Porém, é importante saber que os que são ícones hoje, inspiraram-se em pessoas que estavam ao seu lado, em dado momento. É importante analisar a sua equipe e saber aproveitar e as boas ideias que estão próximas, moldando as informações.

7. A liderança e a criação de possibilidades – Para ser um bom líder, não é preciso ser perfeito. Pelo contrário, é preciso traçar um objetivo, trabalhar e refletir as boas ideias, tudo ao mesmo tempo.

8. Reflexão Conjunta – Para crescer, uma empresa deve possuir um líder capaz de refletir em conjunto com a sua equipe, e não debater. Refletir, nos negócios, significa colocar as ideais e pensamentos na mesa, e entender como se pode melhorar ou manter a qualidade, coisa que não acontece nos debates, nos o foco principal é defender ideias e pontos de vista.

9. O líder e a sensibilidade – Um bom líder é formado, também pela sensibilidade com a qual enxerga as coisas. Não basta ver superficialmente o problema, mas sim enxerga-lo por completo. Vale o questionamento: “O que as pessoas não estão vendo?” “O que estou vendo que pode atender às demandas dessas pessoas?”.

10. Conviver bem com as diferenças –Talvez esta seja a principal das habilidades necessárias à um bom líder. O líder que nota que um membro da equipe discorda de um aspecto x, deve conversar com ele e entender os pilares que o fizeram acreditar em tal conceito, analisando conjuntamente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *