Como ter um Jardim em Casa – Fotos de Jardins

Mesmo morando em um apartamento pequeno, é possível criar um jardim em casa. Veja as melhores plantas.

Muitas pessoas compram ou ganham vasos de violetas, crisântemos e orquídeas para decorar os ambientes, mas ficam frustradas por diversas razoes: as plantas se ressecam e morrem, deixam de dar flores e até insistem em rebentar apenas duas ou três folhas bem mirradas. No entanto, com algumas dicas, é possível manter um jardim em casa, mesmo numa kitinete.

como cuidar de um jardim



Como ter um Jardim em Casa

Plantas são seres vivos e cada espécie demanda cuidados diferentes. Em primeiro lugar, é preciso verificar as condições de ventilação e insolação do apartamento. De nada adianta escolher uma planta que exige Sol (direto ou indireto) se o apartamento é face sul. Mas muitas espécies exigem pouca luz (e algumas delas, pouca água, ideais para quem dispõe de pouco tempo para tratá-las). Fícus e palmeiras são as espécies ideais. Avencas e samambaias, quando encontram o ambiente adequado, também se desenvolvem adequadamente. O problema é que, em geral, elas preferem ambientes úmidos e só mostram sua beleza quando ficam na área de serviço.

Quem gosta de flores, pode escolher entre azaleias, gérberas, lisiantos e catleias. A dica para este jardim em casa é transferir as plantas para vasos de cerâmica, que permitem a respiração do subtrato (terra, argila, cascas de árvores, etc.) e reduzem a proliferação de ácaros e outros microrganismos, que impedem o desenvolvimento das raízes. Normalmente, as plantas são comercializadas em saquinhos ou vasos plásticos, o que também impedem a respiração, determinando a sua rápida morte.

fotos de jardins

+ Confira também: Como Fazer uma Horta em Casa

Cactos e suculentas são excelentes para quem mora só e passa o dia fora de casa. Estas plantas gostam de muito Sol e boa parte delas pode ficar exposta durante todo o dia. Para as suculentas, o vaso (raso, porque elas têm raízes curtas) deve conter três partes de areia para uma parte de terra vegetal, cobertas por uma camada de três centímetros de pedriscos. A rega é feita uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno, com pouca água e sem pratinho sob o vaso. Um pouco de adubo orgânico ajuda as suculentas a se desenvolverem.

Existem 12 mil espécies de suculentas espalhadas pelo mundo. Suas folhas são duras e espessas, cobertas por pelos e espinhos, que ajudam a reter a umidade. Cada folha, recoberta parcialmente por terra, dá origem a uma nova planta. Dada à imensa variedade, é possível obter bons efeitos decorativos.

jardim em casa

Os cactos podem ser cultivados em ambientes internos e externos. Sobrevivem a longos períodos de seca, graças a seus espinhos, que conseguem absorver a umidade do ar, mesmo quando muito baixa. São encontrados em diversos formatos e cores e devem ser plantados em terra vegetal, recoberta por uma fina camada de serragem. A rega segue as mesmas normas indicadas para as suculentas.

A cada dois ou três anos, os cactos devem ser replantados. Podem-se obter mudas com facilidade, retirando galhos desenvolvidos da planta-mãe. Basta esperar que o corte cicatrize e então enterrar dois ou três milímetros do galho em terra bem seca. A nova muda deve ser mantida à sombra e a primeira rega só deve ser feita uma semana depois do plantio. Em pouco mais de um mês, as raízes já estão desenvolvidas.

Esperamos que essas dicas e fotos te ajudem a ter seu jardim em casa, com bons cuidados e uma manutenção periódica você poderá se surpreender com os resultados!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *