Introdução a Internet – Curso, Dicas e Informações

Estar conectado não é mais uma opção. Um curso de introdução à internet é importante para todos os aspectos da vida.

A rede mundial faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas, que a utilizam para se comunicar com amigos, trabalhar, pesquisar. No Brasil, em apenas 15 anos, a internet se tornou uma necessidade: é difícil encontrar um emprego que não exija o conhecimento dos programas básicos de informática, e o domínio da internet é um deles. É preciso pesquisar informações, fazer transações, transmitir e-mails. Para se qualificar, existem vários cursos de introdução à internet.

Introdução a Internet

Introdução a Internet



Muita gente tem verdadeira fobia aos computadores, que lhes parece uma esfinge indecifrável. Mas a navegação é simples, amigável e acessível a pessoas de todos os níveis de escolaridade e todas as faixas etárias. É preciso vencer o medo e encontrar um curso de introdução à internet, na própria… internet. Não é necessário possuir um PC em casa. Existem lan houses na maioria das cidades brasileiras e muitas prefeituras implantaram telecentros gratuitos, com acesso à rede.

Os cursos abordam a história da internet, a importância de estarmos conectados na atualidade, os diversos navegadores, o funcionamento de sites, os sites de busca, o acesso a arquivos de vídeo e áudio, downloads e uploads, a proteção contra vírus, malwares e trojan horses e dão dicas que facilitam a navegação. Além disto, apresentam a terminologia própria da rede: WWW, URL, FTP, HTTP, IP.

Escolas de informática também oferecem cursos presenciais de introdução à internet. A presença do professor, especialmente em turmas com poucos alunos, pode ser bastante útil para quem imagina não ter coordenação para lidar simultaneamente com teclado, mouse e tela. O investimento é baixo: numa rápida pesquisa (na internet), a inscrição mais cara é de R$ 120,00 e há muitas opções online gratuitas.

Introdução a Internet

Nos cursos virtuais pagos, são oferecidas algumas vantagens: certificado impresso enviado para a casa do aluno, tutores especializados, salas de bate-papo para os alunos trocarem suas impressões e tirarem dúvidas. São cursos livres, sem acompanhamento pelo Ministério da Educação (vale o mesmo para os cursos presenciais) e, por isto, é preciso consultar alunos e ex-alunos para conferir a qualidade.

Verificar a inexistência de críticas em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) também é importante. Para tanto, o analfabeto digital precisa recorrer ao auxílio de um parente ou amigo que domine a navegação virtual.

Uma coisa é certa: quem começa a navegar na internet rapidamente percebe que o acesso é simples e intuitivo e descobre por que praticamente todo o mundo, até crianças ainda não alfabetizadas, se apaixonam pela rede, para se divertir, se comunicar, pesquisar e trabalhar. A internet tem tudo: podem-se encontrar dicas para adestrar cães, aprender sobre física quântica ou encontrar aquela receita especial. Vale a pena.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *