Como Fazer sua Inscrição no ENEM 2015

O Exame Nacional do Ensino médio (ENEM) no início teve como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em todo o Brasil, que começou com uma prova de 63 questões e uma redação e conforme o passar dos anos ganhou uma atenção especial de diversos órgãos de ensino, tanto do Ministério da Educação quanto das instituições de ensino superior.

E como este tipo de prova começou a ser exigida pelos órgãos de ensino superior como parte do processo seletivo, o governo decidiu mudar a fórmula do ENEM, agra com 180 questões e uma redação, além da duração do exame, que passou a ser de dois dias.

Inscrição ENEM



Inscrição ENEM 2015

Agora este tipo de exame ganhou uma função, que é muito mais vantajosa tanto para as instituições de ensino superior quanto para os alunos, ou seja, enquanto que as instituições de ensino utilizam o ENEM no lugar do vestibular, os alunos utilizam as notas do ENEM para conquistar a vaga em uma instituição de ensino particular ou esta nota é utilizada em uma fase dos vestibulares de instituições públicas, além do SISU.

E a grande vantagem do ENEM é que a nota que o aluno tira neste exame pode ser utilizada em várias faculdades ou universidades, com várias opções tanto de cursos, como de instituições para os alunos.

A principal vantagem das instituições é que podem utilizar a nota do ENEM ao invés de ter um próprio vestibular, ou usar a nota do ENEM como parte do processo seletivo próprio.

Para o ano de 2013, as inscrições estarão abertas a partir do mês de maio e um documento fundamental para se inscrever no ENEM é o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso não possua este documento, não conseguirá se inscrever.

Com o CPF em mãos, entre no endereço eletrônico da INEP e faça a sua inscrição, preenchendo todos os dados na ficha de inscrição.

Inscrição ENEM

Um dos aspectos importantes durante a inscrição é o preenchimento do questionário social, cujo objetivo é o governo conhecer diversos aspectos sociais dos candidatos do ENEM, como aspectos sociais, econômicos e culturais, entre outros tipos de questionamentos.

A data provável para o ENEM geralmente é no fim de novembro ou início de dezembro, mas sempre vale à pena lembrar que para obter uma boa nota, é imprescindível se preparar e nada melhor do que estudar sempre, além de fazer diversos simulados dos testes dos anos anteriores, para se obter uma boa nota neste tipo de teste.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *